21/07/10

Entidades Publicas Empresariais (EPE) burlam o Estado e os utentes!

A investigação começou com uma queixa contra o hospital em 2009

A Inspecção-Geral das Actividades em Saúde detectou irregularidades na cobrança de taxas moderadoras em pelo menos seis hospitais.

A Policia Judiciária está a investigar o Hospital de São Marcos em Braga. As contas do hospital suscitaram a investigação . Há 6 anos, a unidade tinha saldo positivo. O ano passado, apresentava já um défice de de quase 40 milhões de euros. É agora o hospital português com mais dívidas a fornecedores e a prestadores de serviços: A dívida diz respeito à gestão pública da unidade. Há quatro meses, o hospital passou a ser gerido pelo Grupo Mello. A ministra da Saúde está acompanhar a situação. Ana Jorge diz que é preciso aguardar pelo evoluir da investigação.

20/07/10

Privatização do Ensino?

A vergonhosa proposta da revisão da constituição na área da educação.

Quem paga a conta?

Quando se abordam temas de direitos constitucionais como a saúde, a educação e outros, a primeira questão que se deve pôr é a seguinte: - Quem paga a conta?



Proposta do PSD para a saúde é "reaccionária" e "provocatória". É deste modo que António Arnaut, fundador do Serviço Nacional de Saúde, interpreta as propostas de revisão constitucional do PSD para a área da saúde.

Mais um passo atrás?

Ajustamento à Inflacção



Ministra do Trabalho: não há decisão sobre aumentos salariais na FP
Um esclarecimento necessário depois de Helena André ter dito em entrevista ao Diário de Notícias que haveria um ajustamento de 1,4 por cento nos salários em 2011 e que a decisão tinha já sido tomada pelo governo.

Ilegal

Comissão Europeia considera "ilegal" garantia do Estado ao BPP


Bruxelas considera ilegal a garantia do Estado português sobre o empréstimo de 450 milhões de euros, concedido em 2008 ao Banco Privado Português, e ordenou a recuperação da ajuda concedida. O Governo garantiu que, apesar de não ter o mesmo entendimento, vai respeitar a posição e irá proceder à recuperação junto do banco do "montante que possa estar em causa".

Relíquias

O 1º Código da Estrada em Portulgal
Código da Estrada

Prometido é... devido!

Função Pública terá aumento de 1,4% em 2011

A ministra do Trabalho e da Solidariedade Social revelou que os funcionários públicos vão receber um “ajustamento” de 1,4 por cento, valor previsto para a inflação. Ler mais...

18/07/10

Rotundas

Rotundas
Artigo publicado na revista do Automóvel Clube de Portugal

Centro de Arbitragem do Sector Automóvel

O Centro de Arbitragem do Sector Automóvel - CASA - prestou, nos ultimos 15 anos, mais de 45.429 informações e recebeu 5.487 processos de reclamação, num total que suplanta 50.916 serviços prestados a consumidores e empresas. A CASA é uma entidade autorizada pelo Ministério da Justiça a realizar informação, mediação, conciliação e arbitragem de litígios decorrentes de:  

  • prestação de serviços de assistencia, manutenção e reparação automóvel;
  • revenda de combustiveis, oleos e lubrificantes;
  • compra e venda de peças,orgãos ou quaisquer outros materiais destinados a serem aplicados em veiculos automoveis;
  • compra e venda de veiculos novos ou usados;
  • serviços prestados por empresas detentoras de parques de estacionamento. 
O Centro, de ambito nacional, dispoe igualmente de um Serviço de Mediação presencial a funcionar em Lisboa, Porto e Braga. http://www.centroarbitragemsectorauto.pt/

Renovação das cartas de condução

Desde o dia 4 de Agosto de 2009 que entrou em vigor legislação que introduziu alterações nas idades em que a renovação das cartas de condução é obrigatória. Desse modo, a revalidação deve ser feita apenas durante os 6 meses que antecedem o dia em que os seus titulares completam as idades obrigatórias para procederem a respectiva renovação. Assim,

os condutores de veículos das categorias A, B e B+E, e das subcategorias Al e Bl, de ciclomotores, de motociclos de cilindrada não superior a 50 cm3 e de veículos agrícolas devem revalidar os seus títulos de condução aos 50, 60, 65 e 70 anos e, posteriormente, de dois em dois anos.

Para os condutores de veículos das categorias C e C+E, e das subcategorias Cl e Cl+E, a altura de proceder a renovação dos respectivos tftulos e aos 40, 45, 50, 55, 60, 65, 68 e, posteriormente, de dois em dois anos.

Para os condutores de veículos das categorias D e D+E e das subcategorias D1 e Ol+E, as idades para as revalidações são aos 40, 45, 50, 55, 60 e 65 anos. Só podem conduzir automóveis das categorias D e D+E, das subcategorias Dl e D1+E e ainda da categoria C+E cujo o peso bruto exceda 20.000 Kg, os condutores de idade até 65 anos.

Projecto de saúde na China

Pequim começa a colocar em prática um plano bilionário para melhorar o seu sistema de saúde e IBM destinará 100 milhões para projecto de saúde na China apoiada na reforma de saúde de 124 mil milhões de dólares que o país começou a implementar para criar um sistema nacional que englobe áreas urbanas e rurais.

Ler mais...

Corte nas garrafas de água a doentes

Hospital de São João corta garrafas de água a doentes  e esta medida vai permitir poupar 30 mil euros/ano.

O Hospital de São João, no Porto, anunciou que vai acabar com a distribuição de garrafas de água aos seus doentes, excepto para 'casos com indicação clínica'. Em comunicado, o São João refere que esta decisão se enquadra 'nas medidas de contenção de custos', aprovadas pelo Conselho de Administração daquela unidade hospitalar em 11 de Maio.

O presidente do CA do Hospital de São João, António Ferreira, estimou em meados de Maio conseguir poupar este ano 5,3 milhões de euros com a implementação de medidas que visam 'manter o equilíbrio financeiro' da unidade hospitalar. Ler mais...

A distribuição de água aos doentes

Perícia ao volante

17/07/10

Dont Give Up

Passos sonha, Portas quer: a obra nasce?

«Temos um primeiro-ministro que está lá e um vice primeiro-ministro que não está lá, mas faz acordos com ele» Ler mais...

Uma lição às indústrias farmacêuticas

Francisco Louçã, defendeu a necessidade de deixar os utentes dos serviços de saúde escolherem a embalagem e o preço mais convenientes dos medicamentos receitados, dando-se assim «uma lição às indústrias farmacêuticas», noticia a Lusa.

«Sendo o mesmo produto, que garante as mesmas qualidades terapêuticas, deve ser a pessoa a escolher, para dar uma lição às farmácias e às indústrias farmacêuticas de que não podem especular com os custos da saúde», disse à Lusa o responsável, segundo o qual a medida permitirá uma poupança superior a 200 milhões de euros nos custos directos acarretados pelas famílias.

«O Governo tem tomado medidas contraditórias, tem garantido que se preocupa com o aumento do acesso aos genéricos, mas tem também aumentado as comparticipações, ou seja, o custo para as pessoas da compra dos medicamentos», criticou. Ler mais...

Morreu à espera de ambulância

Um homem, de 50 anos, faleceu, ontem, sexta-feira, num café de Guilpilhares (Gaia), após os amigos terem estado durante 40 minutos a tentar obter a ajuda do INEM. Uma espera desmentida pela Emergência Médica, que garante ter accionado todos os meios adequados. Ler mais...

Doentes queixam-se do tempo que têm de esperar

Destruição progressiva do SNS

Médico Luís Graça preocupado com destruição progressiva do SNS

Luís Graça, médico da Escola Nacional de Saúde Pública, considera que o país não tem condições económicas para adoptar outro modelo de assistência na saúde. O director do serviço de obstetrícia do Hospital de Santa Maria confessa à Antena 1 que está preocupado com a possibilidade da destruição progressiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A nova travessia sobre o Tejo avança em simultâneo com a suspensão parcial do TGV

Rui Rio critica gastos da nova travessia sobre o Tejo em simultâneo com a suspensão parcial do TGV

Os autarcas da Galiza estão contra a introdução de portagens nas SCUT, no Norte, e sem saber como é que os espanhóis, quando nos visitam, as vão pagar. No entanto, esta tarde, na reunião do Eixo Atlântico, no Porto, o projecto TGV também foi abordado, com destaque para a manutenção, do lado espanhol, do investimento público no TGV. Do lado português, foi suspenso, mas não em todo o território...

Dispensa da prova anual de isenção de taxas moderadoras

O Acesso Directo à isenção de pagamento de taxas moderadoras pelos Centros de Saúde e Hospitais visa dispensar os pensionistas (com pensão não superior ao salário mínimo nacional) de fazerem prova anual do direito à isenção de pagamento de taxas moderadoras nos Centros de Saúde e nos Hospitais.

16/07/10

Unidades de Saúde à força!

E com força! Ainda que originem verdadeiras injustiças, nas retribuições e nas condições de trabalho, comparativamente aos restantes profissionais da saúde...


300 novos médicos nas unidades de saúde familiar

O ministério da Saúde quer integrar cerca de 300 novos médicos de clínica geral nas novas unidades de saúde familiar, até ao fim do ano. É uma das medidas previstas na reforma dos cuidados de saúde primários que entrou esta quarta-feira na segunda fase.

A moda Verão- Inverno /2010



Afinal o Governo até autoriza aumentos salariais

O Cheque-bebé

Após seis meses do anúncio do ‘cheque-bebé’, ou Conta Poupança Futuro, este ainda não existe e o processo está parado

O ‘cheque-bebé' deveria atribuir 200 euros a cada criança que nasça, numa conta do Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) ou noutra conta escolhida pelos pais. Quando a criança completasse os 18 anos teria acesso ao dinheiro. Ler mais...

Quem quer ser milionário?

Quem quer ser milionário?

Fonte "o País do Burro"

Nova subida de impostos

Os portugueses devem preparar--se para uma nova subida dos impostos em 2011, como forma de assegurar que o Governo consegue cumprir a meta estabelecida no PEC de fixar o défice nos 4,6% do PIB no final do próximo ano. Ler mais...

Obviamente, demita-se. Obviamente, não me demito!

Paulo Portas desafiou ontem Sócrates a demitir-se, sugerindo uma coligação a três, liderada por um socialista "moderado". Sócrates e Passos recusam. Ler mais... 

15/07/10

O verdadeiro problema

A parte positiva da questão!



A "mais baixa taxa de pobreza de sempre" o Primeiro-ministro fez questão de mostrar à oposição parlamentar que os números são mais positivos.

O homem do leme!

Amazing speech by war veteran

Quando um HOMEM dá CONSELHOS SENTIMENTAIS

"Caro Roberto,
Espero que possa me ajudar. Peguei meu carro e saí para trabalhar, deixando meu marido em casa vendo televisão, como sempre. Rodei pouco mais de 1km quando o motor morreu e o carro parou. Voltei para casa, para pedir ajuda ao meu marido. Quando cheguei, nem pude acreditar, ele estava no quarto, com a filha da vizinha! Eu tenho 32 anos, meu marido 34 e a garota 22. Estamos casados há 10 anos, ele confessou que eles estavam tendo um caso há 6 meses. Eu o amo muito e estou desesperada.Você pode me ajudar? grata."

**RESPOSTA**

"Cara Patrícia
Quando um carro pára, depois de haver percorrido uma pequena distância, isso pode ter ocorrido devido a uma série de factores. Comece por verificar se tem gasolina no tanque. Depois veja se o filtro de gasolina não está entupido. Verifique também se tem algum problema com a injecção electrónica. Se nada disso resolver o problema, pode ser que a própria bomba de gasolina esteja com defeito, não proporcionando quantidade ou pressão suficiente nos injectores. Espero ter ajudado. Roberto"

O Método do "TIJOLO"

Método do"TIJOLO" para contratação de funcionários:

O método consiste em colocar todos os candidatos num armazém e disponibilizar 200 tijolos para cada um. Não dê orientação alguma sobre o que fazer. Em seguida, tranque-os lá e, após seis horas, volte e verifique o que fizeram. Segue a análise dos resultados:

1 - Os que contaram os tijolos, contrate como Apontadores.

2 - Os que contaram e em seguida recontaram os tijolos, são Auditores.

3 - Os que espalharam os tijolos e os classificaram pela forma e propriedades físicas são Engenheiros.

4 - Os que tiverem arrumado os tijolos de maneira muito estranha, difícil de entender, coloque-os no Planeamento, Projecto e Controle de Produção.

5 - Os que estiverem jogando tijolos uns nos outros, coloque-os em Operações (Exploração).

6 - Os que estiverem dormindo, coloque-os na Segurança.

7 - Aqueles que picaram os tijolos em pedacinhos e estiverem tentando montá-los novamente, devem ir directo à Tecnologia da Informação.

8 - Os que estiverem sentados sem fazer nada ou batendo papo-furado, são dos Recursos Humanos.

9 - Os que disserem que fizeram tudo para diminuir o"stock" mas a concorrência está desleal e será preciso pensar em maiores facilidades, são Vendedores natos.

10 - Os que já tiverem saído, são Directores.

11 - Os que estiverem olhando pela janela com o olhar perdido no infinito, são os responsáveis pelo Planeamento Estratégico.

12 - Os que estiverem conversando entre si com as mãos no bolso demonstrando que nem sequer tocaram nos tijolos e jamais fariam isso, cumprimente-os com muito respeito e coloque-os na Administração.

13 - Os que levantaram um muro e se esconderam atrás são do Departamento de Marketing.

14 - Os que afirmarem não estar vendo tijolo algum na sala, são do Departamento Jurídico.

15 - Os que reclamarem que os tijolos 'estão uma merda, sem identificação, sem padronização e com medidas erradas', coloque-os no Controle de Qualidade.

Chegámos a uma situação insustentável

O retrato do país numa frase: "Chegámos a uma situação insustentável", diz o Presidente da República, Cavaco Silva. Por causa da crise, do desemprego, da precariedade laboral, das pensões "que mal chegam para permitir a sobrevivência" ou dos sacrifícios pedidos aos cidadãos.
Ler mais...

14/07/10

E para que servem as Auditorias ao SIADAP?

Foram detectados problemas, como revelam as auditorias efectuadas pela Inspecção-Geral de Finanças (IGF) no ano passado. A IGF visitou 220 organismos públicos para analisar a forma como o SIADAP estava a ser aplicado e para verificar se os prémios de desempenho dos trabalhadores respeitavam as quotas. Em um por cento dos casos, as quotas não foram aplicadas e em cinco por cento detectou-se falta de articulação entre os objectivos dos serviços e dos funcionários, os objectivos foram traçados a meio do ano e, em alguns casos, só foram apresentados no final do ano...

Na perspectiva do secretário de Estado da Administração Pública, as auditorias revelam "dificuldades pontuais, que na maioria dos casos foram corrigidas de imediato" Ler mais...

Apenas "conversa da treta" porque justo, verdadeiramente justo, seria uma fiscalização sobre a quem foram atribuidos os "Relevantes" e os fundamentos sa sua não atribuição aos trabalhadores que realmente os mereciam!

Dirigentes avaliados pelos trabalhadores?

Só os dirigentes que aceitem ser avaliados pelos seus colaboradores e que consigam reduzir despesa terão direito a receber prémios de gestão. Mas os prémios ficarão limitados aos dirigentes que aceitem ser avaliados pelos trabalhadores. A lei já prevê que os colaboradores directos possam participar na avaliação dos dirigentes, através da resposta a um inquérito, mas isso tem carácter facultativo. A avaliação das chefias passará a ter em conta - além dos objectivos definidos na carta de missão - a sua capacidade de reduzir os gastos dos serviços. Ler mais...

E se os trabalhadores atribuirem má nota a um dirigente que simultâneamente reduza os gastos dos serviços em prejuizo do cidadão, esse dirigente recebe o tal prémio de gestão?   

13/07/10

Os novos contratos da Via Verde

A Via Verde acaba de adoptar uma técnica para aquisição de novos contratos. Tendo em conta a relativa diminuição de celebração de novos contratos, a Via Verde optou por adoptar uma manobra fraudulenta; assim, os identificadores com mais de 3 anos (garantia dos mesmos) automaticamente começam a dar sinal amarelo. O seu proprietário, ingenuamente, desloca-se às Instalações da BRISA, no sentido de substituir a pilha, quando, 3 dias depois, é surpreendido com a informação de que o seu contrato cessou devido a uma avaria no identificador (?). Perante esta realidade, a situação mais lógica seria mesmo a substituição do identificador; no entanto, a Via Verde obriga à celebração de um novo contrato, obrigando assim todos os clientes a aderirem a novas taxas de aluguer de identificadores. (10 € anuais ou o pagamento de 30 € para aquisição do identificador). Com esta manobra fraudulenta, a Via Verde consegue 3 coisas:

  • Renovação de Contratos
  • Encaixe financeiro (ex.: na passada 5ª Feira mais de 100 pessoas foram obrigadas a celebrar novos contratos, isto só na estação de Carcavelos, entre as 17:00 e as 19:00)
  • Encerrar contratos antigos, que eram justos para os clientes, mas menos rentáveis para a Via Verde. 

Recebido por e-mail

A solução está na sopa



“Aproveitem a contenção para fazer sopa em casa, em vez de comer ‘fast food’, que faz mal e é mais caro”. A afirmação é da ministra da Saúde, Ana Jorge, que considera que o combate à obesidade tem que ser feito através de uma mudança de comportamentos alimentares e não através de cirurgia.

Indústria farmacêutica vai cobrar juros sobre as dividas dos hospitais



Os hospitais públicos vão ser obrigados a pagar juros de 8% pelo atraso com que pagam os medicamentos.A decisão foi tomada por unanimidade na assembleia geral da Apifarma.Em causa está o atraso com que os hospitais saldam as dívidas aos fornecedores de medicamentos que, por não cobrarem juros, são geralmente os últimos a receber. Rui Ivo, director-executivo da Apifarma explicou à antena 1 os motivos que levaram a industria farmacêutica a tomar esta decisão.

A possibilidade de cobrança de juros ao Ministério da Saúde

Liga dos Bombeiros pondera cobrar juros ao Ministério da Saúde

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, admite cobrar juros ao Ministério da Saúde pelo atraso no pagamento do transporte de doentes em ambulâncias dos bombeiros. Em declarações à Antena 1, Duarte Caldeira considera que há um incumprimento continuado do prazo estabelecido e estima que as dívidas ascendam aos 3,5 milhões de euros.

Portugueses sem médico de familia

Movimento de utentes dos serviços públicos relembra reformas antecipadas na saúde

Para o próximo ano há mais 2 mil lugares para o ensino superior do que no ano passado, mas no caso da Medicina o aumento é apenas de 3 vagas. O Movimento de utentes dos serviços públicos diz que é muito pouco. Carlos Braga relembra o caso das reformas antecipadas pedidas pelos médicos de família.

300 mil euros de salários em dívida


Os médicos dos helis INEM garantem as escalas nos helicópteros de emergência e estão sem receber desde Abril. Esta centena de médicos também não recebe fardas e garante não dispor de seguro de acidentes de trabalho. Ler mais...

Forçados a mudar ?

Os utentes de São João do Estoril sem médico de família serão forçados a mudar de centro de saúde, uma situação contestada pela associação local de moradores que já enviou uma petição à ministra da Saúde.

Segundo a diretora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Cascais os utentes que não têm médico de família terão de se dirigir, a partir de agora, à unidade de saúde de Alcabideche, à exceção das grávidas e crianças que poderão continuar a ser atendidas em São João. Ler mais...

12/07/10

O papá

Quem é o pai ( nomeado Administrador da Gulbenkian) da jovem advogada que terminou o curso, com média de 10 valores, foi contratada como assessora pelo membro do Governo e ainda autorizada a dar aulas?

Já agora... de quem é filho o jovem que, depois de se ter formado, foi logo para consultor da Portugal Telecom?

Resposta: Jorge Sampaio

11/07/10

Salários milionários

Porque é que a comunicação social não denuncia os casos dos escandalosos vencimentos dos gestores, deputados e ministros,etc.? Por exemplo a RTP tratando-se de uma empresa pública, sustentada pelos nossos impostos?

- Judite de Sousa (14.720 euros),
- José Alberto de Carvalho (15.999euros),

- José Rodrigues dos Santos (14.644 euros), o dobro do que recebe o primeiro-ministro -- José Sócrates e muito mais que o Presidente da República.

- José Alberto Carvalho tem como vencimento ilíquido e sem contar com as ajudas de custos a quantia de 15.999 euros por mês, como director de informação.

- A directora-adjunta. Judite de Sousa, 14.720 euros.
- José Rodrigues dos Santos recebe como pivôt 14.644 euros por mês.
- O director-adjunto do Porto, Carlos Daniel aufere 10.188 euros brutos, remunerações estas que não contemplam ajudas de custos, viaturas Audi de serviço e mais o cartão de combustíveis Frota Galp.

Outros escândalos:

- Director de Programas, José Fragoso: 12.836 euros
- Directora de Produção, Maria José Nunes: 10.594
- Pivôt João Adelino Faria: 9.736
- Director Financeiro, Teixeira de Bastos: 8.500
- Director de Compras, Pedro Reis: 5.200
- Director do Gabinete Institucional (?), Afonso Rato: 4.000
- Paulo Dentinho, jornalista: 5.330
- Rosa Veloso, jornalista: 3.984
- Ana Gaivotas, relações públicas: 3.984
- Rui Lagartinho, repórter: 2.530
- Rui Lopes da Silva, jornalista: 1900
- Isabel Damásio, jornalista: 2.450
- Patrícia Galo, jornalista: 2.846
- Maria João Gama, RTP Memória: 2.350
- Ana Fischer, ex-directora do pessoal: 5.800
- Margarida Neves de Sousa, jornalista: 2.393
- Hélder Conduto, jornalista: 4.000
- Ana Ribeiro, jornalista: 2.950
- Marisa Garrido, directora de pessoal: 7.300
- Jacinto Godinho, jornalista: 4.100
- Patrícia Lucas, jornalista: 2.100
- Anabela Saint-Maurice: 2.800
- Jaime Fernandes, assessor da direcção: 6.162
- João Tomé de Carvalho, pivôt: 3.550
- António Simas, director de meios: 6.200
- Alexandre Simas, jornalista nos Açores: 4.800
- António Esteves Martins, jornalista em Bruxelas: 2.986 (sem ajudas)
- Margarida Metelo, jornalista: 3.200

Recebido por e-mail.

Carros sem condutor transportam doentes

Novos carros sem condutor transportam doentes

A ministra da Saúde inaugura quinta-feira o novo sistema de mobilidade do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais (CMRRC-RP), dois carros elétricos que dispensam condutor, conferindo mais autonomia aos doentes.
«Trata-se de dois veículos inteligentes, movidos a baterias elétricas, sem condutor, que autonomamente transportam os doentes entre as enfermarias e os centros de tratamentos. Ler mais...

90% das ambulâncias dos bombeiros estão ilegais

Em Portugal, 90 por cento das ambulâncias de transporte e socorro dos bombeiros estão ilegais. Das 4300, apenas 400 cumprem os requisitos exigidos na legislação. A Associação Portuguesa de Médicos de Emergência (APME) quer que estas ambulâncias sejam retiradas do serviço enquanto não cumprirem os requisitos legais. Ler mais...

O Fosso não pára de aumentar

Dívidas do Estado aos Bombeiros

Falta de dinheiro leva Bombeiros de Castro Daire a ameaçar fechar o quartel no fim do mês. Em causa estão as dívidas de mais de cem mil euros do Estado à corporação e que o impedem de funcionar. "Desde Junho de 2009 que não recebo um tostão do Estado", desabafa o presidente da corporação, António Pinto.

"O Ministério da Saúde deve-nos cinco meses de transportes de ambulâncias, o INEM já não paga há oito meses e a Autoridade Nacional de Protecção Civil adiantou algumas verbas mas ainda deixou muito por pagar", referiu. Ler mais...

INEM Alvo de Criticas

Pela Terceira Vez Numa Semana: INEM Alvo de Criticas

A 11 milhas da costa, os amigos alertaram de imediato o 112, mas a ajuda acabaria por chegar apenas pelos socorristas da embarcação salva-vidas de Peniche. Os elementos do INEM ficaram em terra.

O óbito de Rui, 45 anos, com residência na Moita, foi confirmado a caminho do hospital, mas os amigos asseguram que ele já estaria morto quando chegou ao cais do porto de Peniche, por volta das 12 horas, mais de uma hora depois de ter sido dado o alerta (10.53 horas).

Amigos e populares acusam os elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de não terem querido embarcar no lancha salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN). “Eles disseram que não tinham seguro” asseguraram elementos envolvidos no socorro. Ler mais...

As contas do SNS

Em 2010 a execução económico-financeira do SNS apresenta um saldo de
 -359,9, milhões de euros.

Em 2009 os hospitais e unidades locais de saúde EPE registam um resultado líquido negativo de 276,2 milhões de euros.

Em universo comparável, os custos das EPE aumentam 5,6% para 5.087 milhões de euros, enquanto os proveitos crescem 4,4% para 4.818 milhões de euros.

10/07/10

No galho errado

É só um gato no "galho" errado... ou a mioria dos políticos dum certo país?

A riqueza depois dos 40...

"Nunca pensei que a partir dos 40 pudéssemos ter uma riqueza tão grande!!!

Prata nos cabelos. Ouro nos dentes. Pedras nos rins. Açúcar no sangue. Chumbo nos pés. Ferro nas articulações.. e uma fonte inesgotável de gás natural."

Moral da Moral da moral da moral da história

Um coelhinho felpudo estava a fazer as suas necessidades matinais quando olha para o lado, e vê um enorme urso fazendo exactamente o mesmo. O urso vira-se para ele e diz:
- Hei, coelhinho, perdes pêlo?
O coelhinho, vaidoso e indignado, respondeu:
- De forma nenhuma, descendo de uma linhagem muito boa...
Então o urso pegou no coelhinho e limpou o cú com ele.

MORAL DA HISTÓRIA: CUIDADO COM AS RESPOSTAS PRECIPITADAS, PENSA BEM NAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS ANTES DE RESPONDER!

No dia seguinte, o leão, ao passar pelo urso, diz:
- Olá amigo urso!..... Com toda essa pinta de bravo, forte e machão, vi - te ontem, a dar o cú a um coelhinho felpudo. Já contei a toda a malta!!!

MORAL DA MORAL: PODES ATÉ SACANEAR ALGUÉM, MAS LEMBRA-TE QUE EXISTE SEMPRE ALGUÉM MAIS F ilho DA P uta DO QUE TU!

MORAL DA MORAL DA MORAL …
"O problema de Portugal é que, quem elege os governantes não é o pessoal que lê os jornais, mas quem limpa o cú com eles!"

09/07/10

PENSAMENTO DO DIA

Um cigarro, encurta a vida em dois minutos...


Uma garrafa de álcool, encurta a vida em quatro minutos...


Um dia de trabalho, encurta a vida em 7 horas (ou mais)...






O MEU CONSELHO: Fumem, bebam, gozem a vida... mas, por Deus, NÃO TRABALHEM!!!!!!!!!

TENHAM UM ÓPTIMO FIM DE SEMANA

08/07/10

Desemprego




Contra o desemprego e a precariedade

Manifestações, greves e plenários por todo o País.


A luta contra o aumento do desemprego e precariedade e os cortes nas políticas sociais e salários é o mote desta jornada de luta e o protesto irá ficar marcado por manifestações "em todos os distritos do País, sem excepção" e por diversas greves totais e parciais.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário emitiu pré-avisos de greve de 24 horas para a CP, CP-Carga, EMEF, Refer e metros do Porto e de Mirandela.

Para Lisboa, está marcada uma concentração no Rossio, a partir das 15.00, que depois seguirá em desfile em direcção à residência oficial do primeiro-ministro.

Privatização da Galp e da EDP

As privatizações irão seguir conforme planeado, de acordo com o programa para 2010 que gerará 900 milhões de euros de receitas.

Está em curso para além do processo Banco Português de Negócios (BPN), a Galp, a EDP e a REN, bem como a ANA, a gestora dos aeroportos.
Ler mais...

04/07/10

Efeitos da subida do IVA no preço dos medicamentos

Subida do IVA deixa 5516 remédios mais caros e a factura volta a subir para o doente.

A subida do IVA que entrou em vigor travou o plano do Ministério da Saúde para baixar o preço dos medicamentos. Se com a revisão de preços de Ana Jorge apenas 434 embalagens de remédios ficavam mais caras nas farmácias, com a subida do IVA em um ponto percentual 5516 vão ter um custo superior para o doente.

A revisão anual de preços dos remédios aplica-se a todos os medicamentos de marca que custam em Portugal mais do que na média de quatro países de referência. A medida abrangia quase 8000 embalagens de medicamentos de marca: a grande maioria mantinha o preço (5526), mas 2027 iam custar menos ao doente. Com as novas regras apenas 434 iriam subir de preço.

Já com o aumento do IVA serão na totalidade 5950 as embalagens com custo mais elevado (as 434 já previstas mais as 5516 que tiveram aumento do IVA). O grosso da lista são os medicamentos que deveriam manter o preço, porque estavam em linha com valor de referência apurado através da comparação dos preços praticados na França, Itália, Espanha e Grécia. Assim, com o IVA a subir de cinco para seis por cento, passam a ser apenas 173 os remédios que mantêm o valor de venda ao público.

O acréscimo do IVA tem reflexo imediato e, por isso, mesmo que a embalagem ainda esteja tabelada pelo valor do imposto antigo, na hora da apresentação da conta, o doente já vai ter de pagar mais. "Quando os utentes pagarem os medicamentos, a factura já reflecte o aumento do IVA. Mesmo que a embalagem ainda tenha impresso o valor de cinco por cento", explicou ao DN fonte do Ministério da Saúde. Ler mais...

02/07/10

Médicos já fazem mais horas extraordinárias que normais

Os médicos dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) fizeram, em 2009, mais duas mil horas extraordinárias, em média, do que no ano anterior.

Segundo dados avançados pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM) ao semanário Sol, os médicos dos SNS trabalharam, em 2009, mais em regime extraordinário do que no seu horário normal, sendo que a grande maioria das horas extraordinárias foram cumpridas em trabalho de urgência.

Ainda de acordo com os mesmos dados, os médicos hospitalares terão feito, no ano passado, dois bancos de 24 horas por semana, quando a lei em vigor obriga-os a cumprir apenas 12 horas de trabalho extraordinário por semana nas urgências.

A situação, acrescenta o SIM, fica a dever-se, em grande parte, à crescente falta de recursos humanos que o SNS tem vindo a enfrentar, em grande parte, decorrente do facto de, todos os meses, cerca de meia centena de médicos decidir reformar-se. Ler mais...

Medicamentos gratuitos após alta de cirurgias

Os doentes submetidos a uma cirurgia, quer em regime de ambulatório quer de internamento, vão passar a receber gratuitamente os medicamentos que necessitem de tomar nos primeiros cinco dias após a alta. Ler mais...

Greve na Segurança Social

A greve de hoje dos trabalhadores da Segurança Social encerrou 24 dos 344 serviços de atendimento a nível nacional embora a federação sindical que a convocou aponte para uma adesão global de 75 por cento.

A Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSFP) considerou que "a elevada adesão" que a greve registou mostra que "os trabalhadores do Instituto da Segurança Social (ISS) manifestaram o seu profundo descontentamento pelas condições de trabalho a que estão sujeitos". Ler mais...

Obviamente, não me demito!

O ordenado de Carlos Queiroz corresponde a nada mais, nada menos do que 1,6 milhões de euros por ano. Ou seja cerca de 114 mil euros por mês (14 meses por ano) com uma clausula de despedimento no valor de 3,2 Milhões €. Ler mais...

Novas regras para os Apoios sociais públicos

D.R. n.º 115, Série I
de 2010-06-16

Estabelece as regras para a determinação da condição de recursos a ter em conta na atribuição e manutenção das prestações do subsistema de protecção familiar e do subsistema de solidariedade, bem como para a atribuição de outros apoios sociais públicos, e procede às alterações na atribuição do rendimento social de inserção, tomando medidas para aumentar a possibilidade de inserção dos seus beneficiários, procedendo à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 164/99, de 13 de Maio, à segunda alteração à Lei n.º 13/2003, de 21 de Maio, à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 176/2003, de 2 de Agosto, à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 283/2003, de 8 de Novembro, e à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 91/2009, de 9 de Abril.

Bolseiros vão perder o apoio

Cerca de 20 mil bolseiros vão perder o apoio ou baixar de escalão

De acordo com informações prestadas ontem pelo Director Geral do Ensino Superior no Parlamento, pelo menos 25% dos mais de 70 mil bolseiros de acção social existentes em Portugal vão perder o apoio ou baixar de escalão. Este é o resultado esperado da aplicação do Decreto-lei n.º 70/2010, que introduz novas regras nos apoios sociais.

Até agora para o cálculo do agregado familiar, cada pessoa contava como “1”, a nova lei prevê que o requerente mantenha o mesmo peso, mas os restantes adultos valham “0,7” e as crianças “0,5”. Por exemplo, no caso de uma família de três adultos cujo rendimento é de 1000 euros mensais, a capitação é de 333 euros; agora passará a ser de 416 euros, o que significa que a família têm maiores rendimentos, logo, o acesso do estudante à acção social escolar é menor. Também o facto de passar a contar o rendimento ilíquido, superior ao líquido referente a trabalho dependente, diminui as hipóteses do aluno ser elegível para receber apoio.