06/03/11

Para medicamentos apresente a declaração de IRS

Hospitais pedem declaração de IRS para dar medicamentos a doentes

Os portadores de doenças raras têm vindo a apresentar queixas contra as farmácias hospitalares, que estão a exigir a apresentação da declaração de rendimentos para fornecer gratuitamente os medicamentos, avança o Público. O jornal dá conta de um caso, relatado pela Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras, em que o medicamento Wilzin para a doença de Wilson era dado gratuitamente depois de ser passada a receita médica. Agora, segundo a presidente desta associação, há farmácias hospitalares, como a do Hospital dos Capuchos que só dão o medicamento depois de se apresentar a declaração de IRS.

O mesmo acontece na farmácia do Hospital da Estefânia, em Lisboa, escreve o Público. O pai de um bebé de dois anos, que fez um transplante de fígado, passou a ter que apresentar uma parafernália de papéis para que lhe possa ser dado gratuitamente o antivírico e o imunossupressor. «Passaram a exigir um atestado de residência, recibos do meu vencimento e da minha mulher, despesas do agregado familiar e declaração de IRS», ler mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.