Islândia: Antigo primeiro-ministro acusado de
negligência grosseira
Investigação das autoridades islandesas revela que antigos governantes do país tiveram responsabilidades no colapso do sistema financeiro.
A Islândia colapsou no final de 2008. E uma investigação sobre os culpados pela crise aponta o dedo ao antigo primeiro-ministro, Geir Haarde, e ao ex-presidente do banco central, David Odsson, segundo uma notícia divulgada pela agência Reuters. Uma comissão especial de investigação concluiu que os dois responsáveis podiam ter evitado o desfecho da crise do sistema financeiro islandês. "Eles tinham a informação necessária, mas não agiram em conformidade, passando as responsabilidades a outras pessoas", referiu o responsável pela investigação.
No final de 2008, os três maiores bancos islandeses colapasaram e o Estado islandês teve de entrar no capital destas entidades. O problema é que o balanço das três insituições era dez vezes maior que a própria economia do país, o que tornou a Islândia dependente da ajuda externa (através do FMI) e com uma dívida de cinco mil milhões de dólares ao Reino Unido e à Holanda, onde operavam as entidades financeiras que colapsaram. Ler mais...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe a sua questão ou a sua opinião!
Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.