19/06/09

Cheques Dentista (para crianças com idade inferior a 6 anos)

Finalidade: proporcionar tratamento nas situações de doença que a prevenção não conseguiu evitar.

Procedimentos: crianças com idade igual ou inferior a 6 anos seguidas regularmente no CS, no âmbito do programa de Saúde Infantil e às que realizam o exame global de saúde, que antecede a escolaridade obrigatória.

Critérios para a emissão do cheque dentista: o Programa Nacional de Saúde Oral disponibilizará 20.000 cheques dentista/ano para tratamento de situações de considerável gravidade ponderadas por critérios de dor e de grau de infecção, entre outros, que sejam identificadas pelo médico de família e recaiam nos dentes decíduos, com especial importância à evolução natural dos dentes decíduos, sendo de evitar intervenções médico-dentárias sobre dentes que se encontrem em período de esfoliação.

A emissão destes cheques dentistas é em tudo semelhante à emissão dos cheques para grávidas e idosos com complemento solidário, devendo seguir o mesmo protocolo.

Médicos aderentes. Pesquisa por Área Geográfica: aqui!

7 comentários:

  1. Um 1ºcheque dentista emitido no Centro de Saúde a uma criança com idade inferior a 6 anos, no dentista ela tem direito ao segundo e terceiro emitido pelo dentista. Ou só tem direito ao primeiro?

    ResponderEliminar
  2. A criança até pode ter acesso a 3 cheques dentista, mas as exigências de acesso são mais que muitas. A começar pela limitação do protocolo aos dentes que podem ser tratados que... exclui os da dentição de leite.
    Cumps,

    ResponderEliminar
  3. quantos tratamentos são feitos no cheque dentista a crianças com menos de 5 anos, 2,3 ou mais

    ResponderEliminar
  4. Depende do número de dentes da dentição de adulto a tratar. Mas só se a criança tiver dores muito fortes ou correr (sérios) riscos de os perder.

    ResponderEliminar
  5. uma criança de 5 anos não tem dentes definitivos.

    ResponderEliminar
  6. eu sei!

    Mas deu para ver a dificuldade no acesso? Era essa a intenção. Agora não sei se está mais fácil, já não trabalho nessa área.

    ResponderEliminar
  7. Isto é uma tristeza! tenho 1 filha com 3 anos a precisar de tratamentos...tendo direito ao cheque, a minha medica de familia, por falta de conhecimento da lei e preguissa em pesquisar recusa-se a passar o cheque a minha pikena! ando eu a paga balurdios no dentisto para lhe tratar das 3 caries k tem!
    este Portugal nao val msm muito!!!

    ResponderEliminar

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.