26/03/10

Lista Competências AT

Assitente Técnico

N.º 1 - REALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS: Capacidade para concretizar com eficácia e eficiência os objectivos do serviço e as tarefas que lhe são distribuídas. Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Realiza com empenho as tarefas que lhe são distribuídas.
• Estabelece normalmente prioridades na sua acção, centrando-se nas actividades com maior valor para o serviço.
• Compromete-se com os objectivos e é perseverante no alcançar das metas.
• Gere adequadamente o seu tempo de trabalho, preocupando-se em cumprir os prazos estipulados para as diferentes actividades.

N.º 2 - ORIENTAÇÃO PARA O SERVIÇO PÚBLICO: Capacidade para exercer a sua actividade respeitando os princípios éticos e valores do serviço público e do sector concreto em que se insere, prestando um serviço de qualidade. Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Assume os valores e regras do serviço, actuando com brio profissional e promovendo uma boa imagem do sector que representa.
• Tem, habitualmente, uma atitude de disponibilidade para com os diversos utentes do serviço e procura responder às suas solicitações.
• No desempenho das suas actividades, trata de forma justa e imparcial todos os cidadãos.
• Age respeitando critérios de honestidade e integridade, assumindo a responsabilidade dos seus actos.

N.º 3 - CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIA: Capacidade para aplicar, de forma adequada, os conhecimentos e experiência profissional, essenciais para o desempenho das tarefas e actividades. Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Demonstra possuir conhecimentos práticos e técnicos necessários às exigências do posto de trabalho e aplica-os de forma adequada.
• Detém experiência profissional que permite resolver as questões profissionais que lhe são colocadas.
• Utiliza na sua prática profissional as tecnologias de informação e de comunicação com vista à realização de um trabalho de maior qualidade.
• Preocupa-se em alargar os seus conhecimentos e experiência profissional para melhor corresponder às exigências do serviço.

N.º 4 - ORGANIZAÇÃO E MÉTODO DE TRABALHO: Capacidade para organizar a sua actividade, definir prioridades e realizá-la de forma metódica. Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Organiza as tarefas com antecedência de forma a garantir o bom funcionamento do serviço.
• Respeita o planeamento do trabalho e executa as suas tarefas e actividades com vista ao cumprimento das metas e prazos.
• Reconhece o que é prioritário e urgente, realizando o trabalho de acordo com esses critérios.
• Mantém organizados os documentos que utiliza, segundo sistemas lógicos e funcionais.

N.º 5 - ADAPTAÇÃO E MELHORIA CONTÍNUA: Capacidade de se ajustar à mudança e a novos desafios profissionais e de se empenhar, de forma permanente, no desenvolvimento e actualização técnica.
Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Reage, normalmente, de forma positiva às mudanças, adaptando-se a novos contextos profissionais e mantendo um desempenho eficiente.
• Encara a diversidade de tarefas como uma oportunidade de evolução e desenvolvimento profissional.
• Reconhece os seus pontos fracos e as suas necessidades de desenvolvimento e age no sentido da sua melhoria.
• Mantém-se actualizado através da pesquisa de informação e de acções de formação de reconhecido interesse para o serviço.

N.º 6 - COORDENAÇÃO: Capacidade para coordenar, orientar e dinamizar equipas de trabalho com vista à concretização de objectivos comuns. Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Exerce, em regra, o papel de orientador e dinamizador das equipas de trabalho, contribuindo para que os objectivos sejam alcançados.
• Assume, normalmente, responsabilidades e objectivos exigentes.
• Toma decisões e responde por elas.
• É ouvido e considerado pelos colegas de trabalho.

N.º 7 - TRABALHO DE EQUIPA E COOPERAÇÃO: Capacidade para se integrar em equipas de trabalho de constituição variada e cooperar com os outros de forma activa. Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Integra-se em equipas de constituição variada, dentro e fora do seu contexto habitual de trabalho.
• Tem um papel activo nas equipas de trabalho em que participa.
• Partilha informações e conhecimentos com os colegas e disponibiliza-se para os apoiar quando solicitado.
• Contribui para o desenvolvimento ou manutenção de um bom ambiente de trabalho e fortalecimento do espírito de grupo.

N.º 8 - INOVAÇÃO E QUALIDADE: Capacidade para executar actividades e tarefas de forma crítica e de sugerir novas práticas de trabalho, com vista ao aumento da qualidade do serviço prestado. Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Executa as tarefas de forma crítica e, perante a detecção de deficiências, faz propostas de correcção
• Sugere novas práticas de trabalho com o objectivo de melhorar a qualidade do serviço prestado.
• Resolve com criatividade problemas não previstos.
• Adere às inovações e tecnologias pertinentes para a sua unidade orgânica e/ou desempenho profissional.

N.º 9 - COMUNICAÇÃO: Capacidade para transmitir informação com clareza e precisão e adaptar a linguagem aos diversos tipos de interlocutores. Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Expressa-se oralmente de forma clara e precisa.
• Presta informações e esclarecimentos sobre as matérias do serviço, presencialmente ou através de outros meios de comunicação, com exactidão e objectividade.
• Adapta a linguagem aos diversos tipos de interlocutores.
• Demonstra respeito pelas opiniões alheias ouvindo-as com atenção e valoriza os seus contributos.

N.º 10 - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: Capacidade para interagir com pessoas com diferentes características e em contextos sociais e profissionais distintos, tendo uma atitude facilitadora do relacionamento e gerindo as dificuldades e eventuais conflitos de forma ajustada. Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Tem um trato cordial e afável com colegas, superiores e os diversos utentes do serviço.
• Trabalha com pessoas com diferentes características.
• Resolve com correcção os potenciais conflitos, utilizando estratégias que revelam bom senso e respeito pelos outros.
• Denota autoconfiança nos relacionamentos e integra-se em vários contextos sócio-profissionais.

N.º 11 - INICIATIVA E AUTONOMIA: Capacidade de actuar de modo proactivo e autónomo no seu dia a dia profissional e de ter iniciativa no sentido da resolução de problemas. Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Em regra responde com prontidão a propostas de novas tarefas ou outras solicitações profissionais
• Tem, normalmente, uma atitude activa e dinâmica
• Executa de forma autónoma e diligente as actividades que lhe são distribuídas.
• Toma iniciativas no sentido da resolução de problemas que surgem no âmbito da sua actividade.

N.º 12 - OPTIMIZAÇÃO DE RECURSOS: Capacidade para utilizar os recursos e instrumentos de trabalho de forma eficaz e eficiente de modo a reduzir custos e aumentar a produtividade. Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Preocupa-se com o aproveitamento dos recursos postos à sua disposição.
• Adopta procedimentos, a nível da sua actividade individual, para redução de desperdícios e de gastos supérfluos.
• Utiliza os recursos e instrumentos de trabalho de forma correcta e adequada, promovendo a redução de custos de funcionamento.
• Zela pela boa manutenção e conservação dos materiais e equipamentos, respeitando as regras e condições de operacionalidade.

N.º 13 - RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO COM O SERVIÇO: Capacidade para compreender e integrar o contributo da sua actividade para o funcionamento do serviço, desempenhando as suas tarefas e actividades de forma diligente e disponível. Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Compreende a importância da sua função para o funcionamento do serviço e procura responder às solicitações que lhe são colocadas.
• Responde com prontidão e disponibilidade às exigências profissionais.
• É cumpridor das regras regulamentares relativas ao funcionamento do serviço, nomeadamente horários de trabalho e reuniões.
• Trata a informação confidencial a que tem acesso, de acordo com as regras jurídicas, éticas e deontológicas do serviço.

N.º 14 - ANÁLISE DA INFORMAÇÃO E SENTIDO CRÍTICO: Capacidade para identificar, interpretar e avaliar diferentes tipos de dados, relacioná-los de forma lógica e com sentido crítico. Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Analisa de forma crítica e lógica a informação necessária à realização das suas tarefas e actividades.
• Perante um problema analisa os dados, pondera as diversas alternativas de resposta e propõe soluções em tempo considerado útil.
• Recolhe e compara dados de diferentes fontes, identificando a informação relevante para a sua actividade.
• Prepara-se quando tem que enfrentar situações ou trabalhos de maior complexidade, procurando informação e estudando os assuntos em causa.

N.º 15 - TOLERÂNCIA À PRESSÃO E CONTRARIEDADES: capacidade para lidar com situações de pressão e com contrariedades de forma adequada e profissional. Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Mantém-se produtivo mesmo em ambiente de pressão.
• Perante situações difíceis mantém o controlo emocional e discernimento profissional.
• Consegue gerir de forma equilibrada as exigências profissionais.
• Aceita as às críticas e contrariedades.

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