16/07/09

Rotundas (Código da Estrada)

Nota - relativamente à circulação em rotundas, vários instrutores afirmam que a legislação não invalida o dever de circular o mais à direita, apesar da alteração proposta:

Esclarecimento da Ex-DGV:

Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento:

1- O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve: Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretende sair.
2 - Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve: Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída= 3ª via); Aproximar-se progressivamente da via da direita; Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende uitilizar; Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.

27 comentários:

  1. eu sou motorista de serviços publicos e a minha opiniao e que deve sempre transitar pela direita seja em qe via for
    nao falando de mudanças de direcçao pra esquerda claro mas sim e sempre mais seguro
    por isso esse metodo de novo codigo nas retundas e o mais aberrante vai continuar a surgir açidentes por causa das incompetençia de alguns senhores da dgv

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  2. Chumbei na condução de pesados por causa desta lei,que quanto a mim não faz sentido.Já acontecer acidente graves, nomeadamente veículos ligeiros meter-se de-baixo de um pesado,só porque tem que se mudar de faixa.Ja não falo das rotundas que mal cabe a frente do pesado.Foi só mais 264 euros para voltar a ir a exame.Gostava ver estes senhores da DGV se cumprem a regra das rotundas.

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  3. Concordo e agradeço o seu testemunho que remete para a questão com que me debato: Na mesma DGV alguns examinadores diferem na sua interpretação obrigando o aluno a "adivinhar" a opinião do examinador que lhe calha, no pior dos casos... pelo chumbo!
    Deviam clarificar esse ponto logo no início do exame evitando, assim, prejudicar monetáriamente o aluno.

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  4. Queria referir mais uma coisa:alem de chumbar uma pessoa por causa desta lei,existe falta de critérios por parte dos examinadores e porque:tenho dois colegas que foram a exame de condução de pesados o mês passados, passaram na mesma rotunda que eu,fizeram a rotunda toda pela faixa da direito e adivinham la qual foi o resultado(APROVADO)eu já estou com medo de ir novamente a exame e porque são mais 264 euros e o meu exame de mecanica acaba em janeiro se chumbar outraves na condução tenho que repetir tudo de novo.E o pais que temos.

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  5. No meio disto tudo acho que só provoca ou sofre acidentes quem não quer ou não sabe circular nas rotundas, porque se o fizermos como manda a regra de certeza que ninguém provoca acidentes ou se mete debaixo de camiões, se os camionistas também o fizerem como deve ser.

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  6. Quem fez esta lei, da nova circulação nas rotundas, mostra a competência dos...

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  7. A figura e a descrição aqui expostas, relativas à circulação nas rotundas estão completamente falsas. Primeiro, o Código da Estrada não diz que um veiculo é obrigado a virar à direita quando circula na faixa mais à direita de uma rotunda.
    Segundo, uma familiar minha teve um acidente na rotunda do Marquês de Pombal em Lisboa, onde foi considerada culpada, porque um táxi circulava na faixa mais à direita e não saiu como mostra a imagem. Por isso, é falso o acima descrito.

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  8. A figura e a descrição aqui expostas, relativas à circulação nas rotundas estão completamente falsas. Primeiro, o Código da Estrada não diz que um veiculo é obrigado a virar à direita quando circula na faixa mais à direita de uma rotunda.
    Segundo, uma familiar minha teve um acidente na rotunda do Marquês de Pombal em Lisboa, onde foi considerada culpada, porque um táxi circulava na faixa mais à direita e não saiu como mostra a imagem. Por isso, é falso o acima descrito.

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  9. esse desenho n esta correto e o senhor tambem não....
    vejamos como vemos no desenho em cima pela sua logica se eu kixexe sair na 2º saida teria de me meter na via da esqª e logo a seguir na da direita certo?pois...mas esta errado...pk assim estaria a atravessar a rotunda e poder provocar acidentes.
    vamos esclarecer aki as coisas...
    kuando se pretente sair na 1ª ou 2ª saida(a não ser k a rotunda seja enorme) devemos sempre,mas sempre ir pela via da direita, caso se pretenda sair na 3ª (esqª) saida ai sim tem k se fazer como esta no desenho em cima mas dando sempre prioriedade a kem circula na faixa da direita isto pk, pk kem esta a mudar de via para sair somos nos entao perdemos a prioriedade, claro k ha regras de civismo mas isso depende de cada um.

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  10. esse desenho n esta correto e o senhor tambem não....
    vejamos como vemos no desenho em cima pela sua logica se eu kixexe sair na 2º saida teria de me meter na via da esqª e logo a seguir na da direita certo?pois...mas esta errado...pk assim estaria a atravessar a rotunda e poder provocar acidentes.
    vamos esclarecer aki as coisas...
    kuando se pretente sair na 1ª ou 2ª saida(a não ser k a rotunda seja enorme) devemos sempre,mas sempre ir pela via da direita, caso se pretenda sair na 3ª (esqª) saida ai sim tem k se fazer como esta no desenho em cima mas dando sempre prioriedade a kem circula na faixa da direita isto pk, pk kem esta a mudar de via para sair somos nos entao perdemos a prioriedade, claro k ha regras de civismo mas isso depende de cada um.

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  11. Concordo plenamente com a imagem!!
    s todos obdecerem ao que esta na imagem é IMPOSSIVEL haver acidentes...
    vejamos: s s mantiverem 3 ou 4 carros a fazerem a rotunda sempre pela via da direita, nimguem entra, ou seja, o transito pára!
    a faixa da direita deve estar sempre disponivel para quem vai sair da rotunda. Rotunda n ´uma auto-estrada..
    imagem completamente correta

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  12. Hà senhores que são motoristas e outros que estão descontentes da Lei, como alguns alunos que vão a exame.
    Façam como a DGV diz, hoje é ANSR.
    Quem circula sempre pela direita são os condutores que mudam direcção na 1.ª via à direita, salvo se houver duas vias para a mesma direita de resto temos que circular pela via mais conveniente para o nosso destino.
    Se toda a gente circula-se pela direita na Rotunda do Marquês de Pombal não importa para onde fosse, seria um caos meus senhores.
    Há motoristas e outros que querem fazer a lei à sua maneira, mas tem que respeitar a lei, meu amigo.
    Era bonito eu ir da Av. Fontes Pereira de Melo entrar pela direita no Marquês ou do Relógio etc... e continuar sempre pela direita na Rotunda, assim eu era um péssimo condutor.
    Então ainda pergunto para que serve as outras vias da Rotunda? è capaz para se fazer um campeonato de Karting.
    Tenham juizo senhores condutores e respeitem a Lei que está perfeita nas Rotundas.
    Mas também dou alguma razão a esses motoristas, e sabem porquê? A policia tem a mesma mania como alguns motoristas.
    A Policia deveria ter aulas de código porque muitos não sabeM código da Estrada! E sabem porquê?
    Porque eu sou Instrutor à muitos anos e nunca tive problemas em exames em respeito das Rotundas,e dei aulas a muitos Policias e GNR. Por isso digo nenhum examinador chumba por fazer o correcto como indica a DGV ou seja a ANSR e como diz o Presidente da APEC Centro de exame de Chelas Sr.º Alcides Cruz e muito bem, por isso os examinados não se devem preocupar, porque a Lei à só uma.

    Castanheira do Ribatejo, 07 de Janeiro de 2009
    Jaime Pereira

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  13. A figura e a descrição aqui expostas, relativas à circulação nas rotundas estão completamente falsas. Primeiro, o Código da Estrada não diz que um veiculo é obrigado a virar à direita quando circula na faixa mais à direita de uma rotunda.
    Segundo, uma familiar minha teve um acidente na rotunda do Marquês de Pombal em Lisboa, onde foi considerada culpada, porque um táxi circulava na faixa mais à direita e não saiu como mostra a imagem. Por isso, é falso o acima descrito.

    este Sr. Tem razão porque aconteceu-me o mesmo....se o veiculo que deveria sair na faixa da direita não saiu....e foi embatido por um que queria sair....significa que esse veiculo também vinha a transgredir...não é?...não vinha na faixa de saida....entendem?...é muito simples....continuem a circular na faixa da direita...porque é assim em todo o Mundo....em Portugal não se inventa nada...só copia e mal

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  14. A figura e a descrição aqui expostas, relativas à circulação nas rotundas estão completamente falsas. Primeiro, o Código da Estrada não diz que um veiculo é obrigado a virar à direita quando circula na faixa mais à direita de uma rotunda.
    Segundo, uma familiar minha teve um acidente na rotunda do Marquês de Pombal em Lisboa, onde foi considerada culpada, porque um táxi circulava na faixa mais à direita e não saiu como mostra a imagem. Por isso, é falso o acima descrito

    Alguém devia dizer a este Sr. que esse familiar também não cumpriu com as regras no desenho...ou seja que se pretendia sair deveria estar na faixa da direita e não á esquerda do Taxi....é assim tão dificil?

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  15. Tudo muito bonito e todos têm razão.Tanto os que andam nas rotundas sempre pela Direita e os que vão para o centro das rotundas e depois têm de sair pela esquerda, claro.O grande problema está na Velocidade.Afinal qual é a velocidade máxima permitida nas rotundas?Se calhar aí é que está todo o grande problema de acidentes nas rotundas assim como nas Estradas.Mas como falar em limites de velocidade não interessa,viva Portugal, o País dos Bravos condutores onde não
    se produz nenhum veículo automóvel e onde os condutores são os melhores do mundo (Chicos espertos).

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  16. esse senhor que teve o acidente na rotunda estava errado pois para sair da rotunda teria que estar na via da direita para sair e nao na segunda via da rotunda para ir na saida!!! e se o taxista ja estava nessa via(primeira) era suposto ja sair nessa saida e na via da saida onde ja estaria situado a frente . logo aqui o taxista também estava errado .
    agora gostaria que me esclarecessem algo das rotundas.e que seja algum instructor. quando uma saida tem varias vias(por exemplo 3 vias), e quando se pretende sair na terceira ou na segunda via dessa saida, temos que estar na rotunda nas vias correspondentes ( 2ª e 3ª via) cortando a via mais exterior da rotunda ? eu acho que nao . mas todas as pessoas conduzem assim e cortam as vias mais exteriores consoante a via mais a esquerda da saida.será que conduzem todoas mal?? ou eu é que estou errada ?

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  17. isto das rotundas e tudo muito bonito quando tudo corre bem.Eu penso que estes senhores que fazem este tipo de leis e os que dizem que assim e que esta bem, que me desculpem a ignorancia mas só devem conhecer a rotunda do marquês, eu gostava de os ver a circular em centenas de rotundas espalhadas pelo país ou a dar aulas de condução.Á rotundas que um carro pesado ocupa toda a rotunda e por vezes não chega,por estas e muitas mais gostava de ver estas pessoas a conduzir neste tipo de rotundas a não ser que para ser consideradas rotundas tenham de ter determinadas dimensões, meus senhores não podemos fazer leis para a rotunda do marquês e outras leis para as outras rotundas,meus caros amigos o codigo esplica muito bem como se deve circular que e sempre o mais a direita possivel.

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  18. no meu entender na maioria das pessoas estão a fazer confusão com cruzamentos e rotundas,pois se pensarmos bem são duas situações diferentes,e as leis do codigo da estrada ainda se refer como se de cruzamentos se trata-se.Como sabem nunca se pode ultrapassar imediatamente antes e nos cruzamentos, enquanto nas rotundas isto não e bem assim,porque a lei não pruibe as ultrapassagens mesmo dentro das rotundas em geral, e quando entramos numa rotunda que na maioria das veses estão muito mal sinalisadas e o condutor não conhece,nem tão pouco onde ade sair porque anda á procura da saìda e quando assim é estes condutores devem circular o mais a direita para que possa ser ultrapassado pela sua esquerda não é verdade.Então se é verdade meus senhores,como não podemos fazer leis para os que conhecem muito e outras leis para quem conhece pouco, todos temos o mesmo direito de circular nas vias memo conhecendo ou não, e para não encomudar os mais atrevidos nessas ditas rotundas.A minha opinião, é que circulem pela direita e como não é pruibido a ultrapassagem nas rotundas os apressados que ultrapassem se quiserem ou então que aguetem, porque nunca é por muito tempo as rotundas não teem assim tantos kilometros de extensão.

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  19. Penso que antes de se andar a tecer qualquer indicação de comportamento de circulação em rotundas ou outros locais, importa colocar sinalização de trânsito adequada de forma a tornar perceptível o caminho a seguir pelo condutor.
    O que nós observamos é um conjunto de "expertos" a chamarem burros aos condutores, porque não percebem o que eles desenharam nos gabinetes.
    É mais fácil, assim, do que perceber o que existe no país real. Sempre mandam un palpites para mostrarem competência a quem não anda na estrada. Olhem bem para o que mandam fazer e depois falem

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  20. Para todos os efeitos quem circula numa faixa seja a da direita a da esquerda ou qualquer outra tem sempre prioridade sobre quem muda de faixa.
    O resto é conversa em caso de acidente deixem ir a tribunal e vão ver o que diz o juiz.

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  21. Sou de opinião de que nas rotundas devia existir sinalização para obrigar os condutores que circulam pela faixa da direita a saír logo que lhe surgisse uma via de saída, assim todos circulavam pela via interior e só entravam na da direita quando pretendessem saír da rotumda. Evitavam-se acidentes e empatas que circulam sempre pela direita, não permitindo qualquer saída, se não for como eu penso para que servem as faixas interores? Mais vale existir apenas uma.

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  22. Concordo plenamenye com o esclarecimento e alguns comentários que por outras palavras v-ao nesse sentido. Pena, e, que do artº. 14º do C.E., não conste uma alínea com essa redacção, acanando-se assim, com as dúvidas de uma vez por todas. Concordo, ainda, com o último comentário quamto à sinalização de obrigatoriedade de o condutor sair na 1ª via, quando circula pela faixa da direita. Se possível,agradecia que estes comentários fossem dados a conhecer aos Senhores que aprovam as Leis no nosso País. Obrigado.

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  23. Essa nova lei das rotundas é completamente absurda
    visto que se vou numa faixa interior e depois quero sair na 3a ou 4a saida vou ter que atravessar as faixas e sujeito-me a levar com um carro em cima. Mas vivam as mudanças!!!

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  24. Deveriam seguir o exemplo da Rotunda da Boavista, no Porto. Esta sim. As faixas da direita obrigam mesmo a saír na saída seguinte, visto esta ter uma contínua com obrigação de virar.

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  25. boa tarde gostava de comentar a opiniao deste ultimo sr/a, se a rotunda da boavista obriga os da direita a sair na 1ª á direita, acho que já é um bom passo para a resoluçao do problema, principalmente daria jeito nas rotundas com apenas duas faixas de rodagem.... Em rotunadas maiores continuaria-se a ser necessario o bom senso dos condutores. Ora, estamos no pais dos buzinões. É engraçado que, se passamos a pé por alguem que nao conhecemos nao falamos, tudo bem, mas na estrada, estamos sempre a businar e a mal tratar os ouros, porque? se não conhecemos, e logo nao falamos. sao exemplos da boa gente que por ai anda. gente que nao quer regras, e principalmente nao quer organizaçao. Ora voltando ao problema inicial, penso, que se toda a gente respeitar estas regras de circulaçao na rotunda, de certeza que nao haverá problema algum. e antes de dizer o quer que seja, ja agora, vale a pena pensar no assunto.

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  26. axo bem essa lei, nao tem cabimento termos k levar com condutores k pra fazerem uma inverçao de marcha numa rotunda usam sempre a faixa da direita, a rotunda serve para aliviar o transito e os cepos k so rolam na faicha da direita so causa transtornos e acidentes

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  27. O problema em Portugal é que as rotundas não têm dimensão para sê-lo, muitas têm uma única via (sem marcação) com multiplas vias de acesso e outras foram desalinhadas do eixo da via por falta de espaço.
    O problema não são as rotundas, mas os imbecis que as mandaram fazer. Como a legislação em Portugal só surge depois dos erros feitos permite estas aberrações...

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