Assistente Operacional
N.º1 - REALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS: Capacidade para concretizar com eficácia e eficiência os objectivos do serviço e as tarefas que lhe são solicitadas.
Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Procura atingir os resultados desejados.
• Realiza com empenho as tarefas que lhe são distribuídas.
• Preocupa-se em cumprir os prazos estipulados para as diferentes actividades.
• É persistente na resolução dos problemas e dificuldades.
N.º 2 - ORIENTAÇÃO PARA O SERVIÇO PÚBLICO: Capacidade para exercer a sua actividade respeitando os valores e normas gerais do serviço público e do sector concreto em que trabalha.
N.º 2 - ORIENTAÇÃO PARA O SERVIÇO PÚBLICO: Capacidade para exercer a sua actividade respeitando os valores e normas gerais do serviço público e do sector concreto em que trabalha.
Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Assume os valores e regras do serviço, actuando com brio profissional e promovendo uma boa imagem do sector que representa.
• Tem, habitualmente, uma atitude de disponibilidade para com os diversos utentes do serviço e procura responder às suas solicitações.
• No desempenho das suas actividades, trata de forma justa e imparcial todos os cidadãos.
• Respeita critérios de honestidade e integridade, assumindo a responsabilidade dos seus actos.
N.º 3 - CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIA: Capacidade para aplicar, de forma adequada, os conhecimentos e experiência profissional essenciais para o desempenho das suas tarefas e actividades.
Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Aplica, adequadamente, conhecimentos práticos e profissionais necessários às exigências do posto de trabalho.
• Emprega, correctamente, métodos e técnicas específicos da sua área de actividade.
• Identifica e utiliza os materiais, instrumentos e equipamentos apropriados aos diversos procedimentos da sua actividade.
• Preocupa-se em alargar os seus conhecimentos e experiência profissional para melhor corresponder às exigências do serviço.
N.º 4 - ORGANIZAÇÃO E MÉTODO DE TRABALHO: Capacidade para organizar as suas tarefas e actividades e realizá-las de forma metódica.
Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Verifica, previamente, as condições necessárias à realização das tarefas.
• Segue as directivas e procedimentos estipulados para uma adequada execução do trabalho.
• Reconhece o que é prioritário e urgente, realizando o trabalho de acordo com esses critérios.
• Mantém o local de trabalho organizado, bem como os diversos produtos e materiais que utiliza.
N.º 5 - TRABALHO DE EQUIPA E COOPERAÇÃO: Capacidade para se integrar em equipas de trabalho e cooperar com outros de forma activa.
Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Integra-se em equipas de trabalho, dentro e fora do seu contexto habitual.
• Tem habitualmente uma atitude colaborante nas equipas de trabalho em que participa.
• Partilha informações e conhecimentos com os colegas e disponibiliza-se para os apoiar, quando solicitado.
• Contribui para o desenvolvimento ou manutenção de um bom ambiente de trabalho.
N.º 6 - COORDENAÇÃO: Capacidade para coordenar, orientar e dinamizar equipas de trabalho com vista à concretização de objectivos comuns.
Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Exerce, em regra, o papel de orientador e dinamizador de equipas de trabalho.
• Assume, normalmente, responsabilidades e tarefas exigentes.
• Toma decisões e responde por elas.
• É ouvido e considerado pelos colegas de trabalho.
N.º 7 - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: Capacidade para interagir, adequadamente, com pessoas com diferentes características, tendo uma atitude facilitadora do relacionamento e gerindo as dificuldades e eventuais conflitos de forma ajustada.
Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Tem um trato cordial e afável com colegas, superiores e os diversos utentes do serviço.
• Trabalha com pessoas com diferentes características.
• Perante conflitos mantém um comportamento estável e uma postura profissional.
• Afirma-se perante os outros, sem ser autoritário nem agressivo.
N.º 8- ADAPTAÇÃO E MELHORIA CONTÍNUA: Capacidade para se ajustar a novas tarefas e actividades e de se empenhar na aprendizagem e desenvolvimento profissional.
Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Manifesta interesse em aprender e actualizar-se.
• Vê na diversidade de tarefas oportunidades de desenvolvimento profissional.
• Reage, normalmente, de forma positiva às mudanças e adapta-se, com facilidade, a novas formas de realizar as tarefas.
• Reconhece os seus pontos fracos e as suas necessidades de desenvolvimento e age no sentido da sua melhoria, propondo formação e actualização.
N.º 9 - INOVAÇÃO E QUALIDADE: Capacidade para executar actividades e tarefas de forma crítica e de sugerir novas práticas de trabalho para melhorar a qualidade do serviço.
Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Executa as tarefas de forma crítica identificando os erros e deficiências.
• Propõe soluções alternativas aos procedimentos tradicionais.
• Sugere novas práticas de trabalho com o objectivo de melhorar a qualidade do serviço.
• Resolve com criatividade problemas não previstos.
N.º 10 - OPTIMIZAÇÃO DE RECURSOS: Capacidade para utilizar os recursos e instrumentos de trabalho de forma eficaz e eficiente de modo a reduzir custos e aumentar a produtividade.
Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Preocupa-se com o aproveitamento dos recursos postos à sua disposição.
• Adopta procedimentos, a nível da sua actividade individual, para redução de desperdícios e de gastos supérfluos.
• Utiliza os recursos e instrumentos de trabalho de forma correcta e adequada, promovendo a redução de custos de funcionamento.
• Zela pela boa manutenção e conservação dos materiais e equipamentos, respeitando as regras e condições de operacionalidade.
N.º 11 - INICIATIVA E AUTONOMIA: Capacidade de actuar de modo proactivo e autónomo no seu dia a dia profissional e de ter iniciativas no sentido da resolução de problemas.
Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Tem, habitualmente, uma atitude activa e dinâmica.
• Em regra responde com prontidão a propostas de novas tarefas ou outras solicitações profissionais.
• Concretiza de forma autónoma as actividades que lhe são distribuídas.
• Toma iniciativa no sentido da resolução de problemas que surgem no âmbito da sua actividade.
N.º 12 - RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO COM O SERVIÇO: Capacidade para reconhecer o contributo da sua actividade para o funcionamento do serviço, desempenhando as suas tarefas e actividades de forma diligente e responsável.
Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Compreende a importância da sua função para o funcionamento do serviço e procura responder às solicitações que lhe são colocadas.
• Responde com prontidão e com disponibilidade.
• É cumpridor das regras regulamentares relativas ao funcionamento do serviço, nomeadamente no que se refere à assiduidade e horários de trabalho.
• Responsabiliza-se pelos materiais e equipamentos que tem a seu cargo.
N.º 13 - TOLERÂNCIA À PRESSÃO E CONTRARIEDADES: capacidade para lidar com situações de pressão e com as contrariedades de forma adequada e profissional.
Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Mantém-se produtivo mesmo em ambiente de pressão.
• Perante situações difíceis mantém o controlo emocional e discernimento profissional.
• Consegue gerir de forma equilibrada as exigências profissionais.
• Aceita as críticas e contrariedades.
N.º 14 - ORIENTAÇÃO PARA A SEGURANÇA: capacidade para compreender e integrar na sua actividade profissional as normas de segurança, higiene, saúde no trabalho e defesa do ambiente, prevenindo riscos e acidentes profissionais e/ou ambientais.
Traduz-se, nomeadamente, nos seguintes comportamentos:
• Cumpre normas e procedimentos estipulados para a realização das tarefas e actividades, em particular as de segurança, higiene e saúde no trabalho.
• Emprega sistemas de controlo e verificação para identificar eventuais anomalias e garantir a sua segurança e a dos outros.
• Tem um comportamento profissional cuidadoso e responsável de modo a prevenir situações que ponham em risco pessoas, equipamentos e o meio ambiente.
• Utiliza veículos, equipamentos e materiais com conhecimento e segurança.
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