20/04/10

Conferência de Facturas do SNS


A Ministra da Saúde, Ana Jorge, inaugura terça-feira, dia 20 de Abril pelas 16h00, as instalações do Centro de Conferência de Facturas (CCF) na Rua de Joaquim Dias Rocha, n.º 170, na Maia.

Esta nova infra-estrutura do Serviço Nacional de Saúde (SNS) irá concentrar, de forma a agilizar e modernizar os processos de conferência de facturas de medicamentos, de meios complementares de diagnóstico e terapêutica e de outras prestações complementares.

O CCF substitui os 18 centros de conferência de facturas existentes nas extintas sub-regiões de saúde racionalizando e uniformizando procedimentos em áreas tão diversas como os medicamentos de ambulatório, os Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), incluindo hemodiálise e cuidados respiratórios domiciliários, hospitalização privada e transportes de doentes.

As instalações da Maia poderão alojar até cerca de 300 trabalhadores nas diferentes áreas e fases de conferência, proporcionando uma rentabilidade e racionalidade de operação impossíveis de alcançar nos 18 anteriores locais de conferência.

Numa primeira fase, o CCF vai centralizar num único interface a recepção, preparação e digitalização de documentos, bem como a conferência de facturas provenientes das farmácias relativas à prescrição/dispensa de medicamentos. Considerando que em Portugal as prescrições efectuadas online representam cerca de 64% do total das prescrições emitidas no País, o passo seguinte, já em preparação, é o da implementação gradual da desmaterialização de todo o processo – da prescrição à conferência.

Este Centro único vai contribuir para a adopção de um mecanismo de monitorização mais eficaz do ciclo de prescrição, prestação e conferência da facturação dos diversos prestadores do SNS, permitindo reduzir os custos de operação e agilizar o pagamento aos prestadores.

O novo sistema de conferência de facturas promove um maior controlo de todo o ciclo aumentado, assim, a capacidade de dissuasão da fraude e reduzindo o risco de pagamentos indevidos.

Nesta primeira fase, a operação de conferência de facturas e restantes documentos diz respeito à área de medicamentos e cuidados farmacêuticos, num volume de cerca de 6 milhões de documentos por mês. Estima-se, no entanto, que o CCF esteja apto a receber a documentação inerente ao processo de conferência de facturas das outras prestações complementares até ao final do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.