15/04/10

FARMVILLE

Farmville está a transformar milhões de cosmopolitas em agricultores virtuais. Farmville é uma entre milhares de aplicações da rede social Facebook e em poucos meses tornou-se num fenómeno mundial. Conta já com cerca de 69 milhões de jogadores.
O jogo é básico. O jogador começa com uma parcela de terreno e algum dinheiro e a partir daí o que tem de fazer é plantar flores, legumes, árvores de fruto, etc, que lhe vão dando dinheiro para poder acrescentar à quinta animais, estábulos, casas, piscinas, tudo à semelhança da vida real, mas a um ritmo mais acelerado. A competição com os vizinhos do lado aguça a vontade de ser melhor.
O nível que ocupa marca o estatuto do “fazendeiro”. Mário Claro, tem 47 anos, é casado e tem uma filha com 21 anos. Ambos têm a sua quinta virtual, à qual se dedicam e onde realizam “alguns sonhos impossíveis na vida real”. Quem não acha muita graça é a mulher, especialmente quando Mário se levanta durante a noite para apanhar morangos, tirar o leite às vacas ou tratar dos cavalos. A quinta de cada fazendeiro virtual é feita à semelhança da pessoa que a gere, explica Mário Claro que além dos cavalos admite ter agora uma piscina porque gosta de nadar. Começou há três meses e já está no nível 38, diz com orgulho. “Mas para crescer é preciso trabalhar”, confessa o encarregado de lubrificação numa fábrica de cimentos, que passou a ir uma hora mais cedo para o trabalho para trabalhar em plantações que à hora de saída já estão prontas para colher.
E lá fica o “homem do campo” a trabalhar na terra mais uma hora depois do expediente. Mas os sacrifícios de quem quer ver o seu património crescer não se ficam por aqui. Ao fim-de-semana, Mário desloca-se de carro, de propósito, seis quilómetros, para apanhar rede no portátil.
Mário confessa que o faz por vício e reconhece que algumas coisas que faz são exageradas, mas por enquanto vai continuar a jogar. Pondera, no entanto, adoptar um sistema de plantações que não exija uma actividade tão permanente. “É que quanto mais se trabalha mais se ganha”, refere o jogador que leva a competição com os vizinhos muito a sério.
O Farmville é uma preocupação constante e que mesmo que o jogador saiba que deixou tudo tratado antes de se desligar da internet, há sempre ofertas de amigos (outros jogadores) e “alguns animais” que o próprio jogo lança na rede à sorte dos primeiros que os adoptarem. Motivos que levam Mário a dar umas “escapadelas rápidas” ao Farmville mesmo durante a hora de trabalho, confessa.

2 comentários:

  1. não tenho acessado farmiville, por não conseguir ler em ingles...snif...snif...tem como traduzir as mensagens?
    Obrigada
    abraços.
    regina

    ResponderEliminar
  2. Veja em portugues aqui:
    http://farmvillefeedbrasil.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.