02/04/10

Os custos da hemodiálise

Diálise custa um milhão/dia

O Estado gasta 290 milhões de euros por ano com os cerca de 10 300 doentes dependentes de hemodiálise, o que corresponde a uma despesa de 5,6 milhões de euros por semana (um milhão por cada dia útil), segundo dados fornecidos ao CM pela Fundação Renal Portuguesa (FRP). Deste valor, o Ministério da Saúde adianta que 130 milhões são pagos às empresas privadas, que concentram 95% dos serviços nesta área através de convenções.


Para reduzir esta dependência do privado, o Ministério da Saúde vai investir na área da diálise no sector público, com a criação de novas unidades e remodelação das existentes nos hospitais, anunciou ontem o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, no Parlamento, num debate em que também esteve presente a ministra Ana Jorge. Um dos exemplos do reforço é a criação de um centro no Hospital S. João (Porto) para substituir a assistência já prestada no serviço de nefrologia.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.