13/04/10

Privatização dos cemitérios

Custos com aumento médio de 545 por cento para a população

O aumento da taxa de gestão dos cemitérios tem como objectivo, diz a Associação Nacional das Empresas Lutuosas (ANEL), entregar a concessão do negócio a privados. Nuno Monteiro, presidente da ANEL, explicou ao CM que "a subida dos preços anunciada pela Câmara Municipal de Lisboa funcionará como chamariz à iniciativa privada".


"Um negócio com lucros previstos na ordem dos 11 milhões anuais é muito mais atractivo do que um com 1,5 milhões de euros", afirmou ao CM Nuno Monteiro, explicando que o aumento médio dos preços cobrados à população de Lisboa é de 545 por cento.

"Expliquem os fundamentos económicos para o aumento das taxas", exigiu Carlos Almeida, do conselho fiscal da ANEL, questionando que tipo de custos corresponde à parcela ‘outros’. Os custos de mão-de-obra decorrentes da concessão de compartimentos municipais por 25 anos – quando comparados com os de 5 – é um dos exemplos de incoerência apontados pela ANEL ao Regulamento Geral de Taxas, Preços e outras receitas do Município de Lisboa .

"O mecanismo de concessão é o mesmo. Trata-se de um papel onde se coloca 5 ou 25 anos e o custo é de 54,82 para um e de 133,13 euros para outro", apontou.

A proposta da Câmara Municipal de Lisboa será votada hoje em assembleia municipal.

Correio da Manhã, 13 Abril 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.