12/04/10

Queixas na saúde aumentaram 14%

A Inspecção-geral de Saúde considera que o facto de terem aumentado em 2009 de as queixas contra os serviços de saúde terem aumentado 14% para mais de 52 mil não significa que a qualidade tenha sido pior, avança a TSF.

Segundo os dados que são tornados públicos esta segunda-feira, três em cada cinco queixas foram feitas contra os hospitais, tendo os serviços de urgências sido aqueles que mereceram mais críticas muito por culpa do tempo de espera.

Nos centros de saúde, as queixas centraram-se contra as consultas e a prestação de cuidados aos doentes sem médicos de família.

Das 52.779 queixas que chegaram ao Gabinete do Utente, quase 50% foram contra os médicos, seguido pelas direcções e chefias enquanto representantes das organizações.

A taxa de reclamações aumentou em 32 hospitais, tendo a Inspecção-geral de Saúde considerado "expressivos" os número de queixas em 13 das unidades hospitalares.

Os hospitais que registaram maiores taxas de queixas foram o Hospital de Nossa Senhora da Conceição, em Valongo, e o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, que inclui os hospitais Júlio de Matos e Miguel Bombarda.

Apesar do aumento de queixas, a Inspecção-geral entende que esta subida pode não estar relacionada com o abaixamento da qualidade dos serviços.


RCM Pharma, 12 Abril 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.