13/04/10

Estabilidade financeira da eurolândia

Depois de várias semanas de hesitações, os países da zona euro clarificaram ontem finalmente os detalhes do mecanismo de ajuda prometida há um mês à Grécia que, a ser concretizado, poderá levar Portugal a adiantar 774 milhões de euros.

A ajuda, que foi ontem detalhada pelos ministros das Finanças da zona euro numa reunião de urgência por teleconferência, revestirá a forma de empréstimos que poderão ascender a 30 mil milhões de euros no primeiro ano, complementados com 15 mil milhões do FMI, para permitir a Atenas refinanciar a elevada dívida pública a preços aceitáveis.

(...)

Portugal, que depois de retirada a quota-parte da Grécia assume 2,48 por cento do capital do Banco Central Europeu (BCE), poderá ser assim chamado a disponibilizar 774 milhões de euros em nome da estabilidade financeira da eurolândia, cada vez mais ameaçada devido às dificuldades crescentes de financiamento de Atenas.

Esta é, todavia, uma eventualidade que o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, tinha começado por recusar quando os Dezasseis do euro definiram as grandes linhas da ajuda grega a 15 e 16 de Março. "Portugal está numa situação delicada em que dificilmente poderia suportar aumentos da sua dívida pública para acudir à Grécia", afirmou nessa altura o ministro. Ontem, o Ministério das Finanças sublinhou em comunicado que "a garantia da estabilidade financeira da área euro, que é uma condição fundamental para a estabilidade económica e financeira em cada país, exige a solidariedade entre todos os Estados-membros".

Fonte: site do Público

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.