11/05/09

64 aposentados por dia no Estado

"Há cada vez mais funcionários que preferem perder dinheiro aposentando-se mais cedo e recebendo uma pensão inferior do que continuar a trabalhar e a gastar o salário em apoio psiquiátrico", justificou ao Correio da Manhã Bettencourt Picanço, presidente do STE. O aumento do número de aposentados contribui para a descida das despesas com salários, que até Março passado caiu 0,7%, ou seja, são menos 12,2 milhões de euros do que no período homólogo. Ainda assim, e como vem acontecendo nos últimos anos, a despesa com a aquisição de bens e serviços aumentou 20,9%, para os 36,2 milhões de euros, só nos primeiros três meses do ano. Para Bettencourt Picanço, isto demonstra que o Estado está cada vez mais a optar pela subcontratação dos serviços, com o falso argumento de que é mais barato.
PENALIZAÇÃO
Este ano, os funcionários públicos podem aposentar-se com 62 anos de idade e 38 anos de carreira contributiva. Sem estas condições, as pensões têm uma penalização de 4,5% no valor da pensão por cada ano de idade a menos.

APOSENTAÇÕES
Desde 2005, quando o Governo tomou posse, reformaram-se do Estado um total de 92.560 funcionários. Os anos de maior pico foram 2006 e 2008, com 24.712 e 23.415 reformados, respectivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.