Nos últimos dias, as farmácias têm registado um aumento da procura de medicamentos que vão sofrer alteração de comparticipação já a partir do dia 1 de Outubro. Alguns pensionistas, que agora tem os medicamentos de forma gratuita, vão passar a pagar cinco por cento sobre o valor de referência.
Ministério da Saúde quer retirar preços dos medicamentos das embalagens
O preço dos medicamentos vai desaparecer das embalagens. O Ministério da Saúde diz que o acesso aos tratamentos fica facilitado, mas a Associação Nacional de Farmácias defende a suspensão da medida. A ANF diz que os portugueses deixam de poder comparar os preços e que a concorrência entre os laboratórios vai ser menor. O Ministério argumenta que a indicação do preço não é necessária, e que tem obrigado a inúteis remarcações de preços, referindo a altura em que o IVA aumentou de 5 para 6%, que levou a retirar milhões de embalagens do mercado para que actualizar os preços e que a norma só vai ser aplicada aos fármacos comparticipados.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe a sua questão ou a sua opinião!
Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.