08/09/10

O fracasso dos Cheques-dentista para idosos

Cheques-dentista para idosos estão a ser um fracasso


Era de prever e só quem não lida directamente com esta população é que poderia imaginar o contrário. Partindo do principio que estava previsto que a maioria destes utentes não teria dentes seus a tratar mas que, tendo-os, esse acto teria de ser separado de restantes despesas (como próteses. etc). Assim, enquanto a despesa da farmácia que já entregam como BAS (que lhes comparticipa 50% nos medicamentos comparticipados pelo Estado) e outras despesas diferentes na sua comparticipação como próteses dentárias e óculos mas onde têm que informar da opção pretendida tal como em qualquer das outras modalidades, considerando a Caixa a que pertence cada um destes utentes. Exceptuando as actos incluidos no Cheque dentista (em que o idoso não entra com verbas) e enquanto todas as restantes despesas entregam como reembolsos "normais" num tão vasto leque de opções, já confuso para a maioria dos utentes, mas que o idoso tem de identificar depois de decidir qual a opção mais vantajosa para si no momento em que solicita o reembolso. Resultado de todos estes factores refiro um dos casos de reembolso em que os documentos foram trocados para processo "normal" prejudicando o utente na comparticipação das despesas em 350 euros com protese dentária (e onde o idoso recebeu 10,20 euros) quando pelo BAS receberia a comparticipação de 75% da despesa até ao limite de 250 euros, por cada período de três anos. Baseado no pouco que aqui foi escrito não acha que estão a exigir demasiado aos nossos idosos?

Falamos de utentes de hábitos mas que se espera (?) que tenham iniciativa para contactar dentistas desconhecidos apesar de, no geral, serem dependentes de terceiros e com acesso  limitado às novidades.

É claro que se os "cheques dentista" alcaçaram o sucesso esperado nos restantes grupos etários. Esse sucesso é o resultado do cuidado dos pais e das escolas em relação às  crianças e à atenção para o tema relativamente às grávidas. Já em relação aos utentes visados na presente notícia: quem lhes trata destes e dos outros assuntos para os quais precisam de ajuda? 

E dos próprios idosos... quem cuida deles?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.