20/07/09

A Microsoft quer dar-nos música: grátis e legal

Online desde Outubro de 2008, o Spotify conta com seis milhões de utilizadores e uma biblioteca com mais de cinco milhões de canções.
É actualmente muito bem visto pela indústria discográfica - que há anos tenta descobrir como estancar a ferida provocada pelo aparecimento da internet - graças ao seu modelo de negócio.
O Spotify permite escutar música gratuitamente via streaming (logo, não fica nada no disco rígido do utilizador) tendo como única contrapartida um anúncio de 60 segundos por cada meia hora de canções.
Quem não estiver para aturar os reclames pode sempre pagar uma taxa de adesão (9,99 euros por mês) e garantir assim uma emissão livre de interrupções e melhor qualidade de som.
Com um modelo de venda de publicidade semelhante à rádio de ondas hertzianas, o Spotify utiliza os dinheiro recebido nas inscrições para pagar os direitos de autor - cobrado por cada vez que uma música é tocada.
Todas as canções disponíveis foram cedidas por editoras (Sony, Universal e EMI chegaram a acordo com o site, por exemplo), das grandes multinacionais às pequenas independentes - mais de 20.000 foram bater à porta da empresa.

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