08/04/10

Fungos nas lentes

Dicas importantes de conservação do material fotográfico.

• Nunca guarde sua câmera ou suas lentes dentro das capas de couro.
• Nunca guarde suas fitas ou disketes dentro das caixinhas de papelão.
• Nunca tente remover o fungo ou poeira das lentes esfregando panos. A limpeza simples das lentes deve ser feita primeiramente com um soprador e em seguida um pincel macio, para que possamos retirar a poeira. Caso existam manchas de dedo ou gordura, podemos removê-las aplicando-se algumas gotas de produtos para limpeza de lentes (ou em último caso, limpa vidros). Em seguida espalhe o produto com papel higiénico extra macio, com uma leve fricção. Imediatamente seque a lente com outro pedaço do papel higiénico seco. A melhor maneira de protegermos uma lente é utilizando um filtro UV ou Skylight, já que a parte traseira da lente estará protegida pelo corpo da câmera.
• Se você foi à praia, ou a cavernas, quando voltar exponha seu equipamento ao sol da manhã. Cubra-o com uma folha de jornal para evitar a exposição directa. Nunca deixe que seu equipamento aqueça além de 60 ºC. Proceda desta maneira de tempos em tempos.
• Caso sua lente já esteja comprometida por fungos, leve à um profissional para efectuar a limpeza o mais rápido possível. As lentes possuem uma cobertura (coating) responsável por algumas características da lente. Os fungos adoram e destroem esta cobertura. Caso isto já tenha acontecido, a limpeza da lente somente irá remover os fungos. Esta cobertura não poderá ser recomposta restando-lhe conviver com esta perda de eficiência ou comprar uma nova. Portanto, cuidado ao comprar lentes usadas.
• Caso você guarde o seu equipamento por grandes períodos, remova as baterias do mesmo. Vazamento de baterias estão em segundo lugar no ranking de danos nos equipamentos.

Em primeiro, é claro, estão os fungos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.