07/07/09

Fraude: Funcionários dos CTT desviavam cheques

O Ministério Público está a investigar uma alegada rede envolvendo funcionários dos CTT, que se dedicava a desviar cheques traçados, utilizando-os para benefício pessoal.

Através deste esquema, os alegados criminosos terão beneficiado de vários milhares de euros.

Funcionários dos CTT alegadamente desviavam cheques traçados (que têm que ser depositados obrigatoriamente) e emitidos à ordem, que eram enviados em envelopes tipificados. Os burlões chegariam a retirá-los dos marcos dos correios. Neste caso concreto, os cheques extraviados eram dirigidos a várias empresas, como pagamento de trabalhos prestados, refere o diário. O esquema envolvia terceiros, que se encarregavam da abertura de contas nos bancos de onde eram provenientes os cheques. Os titulares das contas seriam cidadãos que recebiam dinheiro apenas para dar o nome. O grupo fabricava carimbos com os nomes das legítimas proprietárias dos cheques - as empresas prestadoras dos serviços- de forma a poderem levantar o dinheiro automaticamente. Depois, os burlões aplicavam os carimbos contrafeitos nos cheques desviados, que eram ainda previamente endossados aos titulares das contas, mediante duas rubricas falsificadas, relata o mesmo jornal. Quando os cheques eram depositados nas contas, o dinheiro era logo levantado (pois o banco emitente do cheque era o mesmo onde a conta tinha sido aberta). O processo terminava nesse momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.