27/11/10

Factura da electricidade

A Associação para a Defesa dos Consumidores lançou uma petição online para pressionar o Governo a reduzir os extras na factura de electricidade: por cada 100 euros pagos, 42 euros vão para os “Custos de Interesse Geral”.

A factura é composta por três parcelas: 31% corresponde aos custos de produção, 27% ao uso das redes de distribuição, e 42% a "Custos de Interesse Geral".

A última - a maior - corresponde a custos do fomento das energias renováveis, a rendas pagas aos municípios e à amortização do défice tarifário.

A Deco quer exigir junto do Governo um corte nesses "custos", na ordem dos 10%, alegando que em 2011 a factura da electricidade irá pesar ainda mais no orçamento dos consumidores. Este ano, têm um peso na factura de 1,9 mil milhões de euros, mas para 2011, o valor estimado ronda os 2,5 mil milhões de euros.

Para a associação, "estes custos deveriam ser repensados, uma vez que resultam de opção legislativas e governativas", além de não protegem os interesses dos consumidores e podem pôr em causa a sustentabilidade do sector.

"Se não for repensada esta política, a DECO estima que, para o ano que vem, o aumento que está proposto de 3,8% será agravado para um aumento superior a 10%. Isto é manifestamente insustentável uma vez que se trata de um serviço público essencial", disse a porta-voz.

Claro que este governo não abre mão desses custos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.