11/11/10

O mês em que o Estado gastou mais dinheiro com comparticipações de medicamentos

Setembro vai ficar para a história como o mês em que o Estado gastou mais dinheiro com comparticipações de medicamentos. Foram batidos todos os recordes: os encargos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com remédios vendidos nas farmácias ultrapassaram os 175 milhões de euros em Setembro, mais 38 milhões do que no mesmo mês de 2009, segundo dados do Infarmed.

Entre Janeiro e Setembro, os gastos com comparticipações estatais no ambulatório ascenderam a perto de 1,3 mil milhões de euros. Um valor que, somado aos 738 milhões euros de custos com fármacos dispensados nos hospitais (crescimento de 4,3 por cento face ao mesmo período de 2009), faz subir a factura com medicamentos para mais de dois mil milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano.

O gasto com remédios nas farmácias fez disparar a despesa para mais 12,4 por cento do que em 2009, quando a meta estabelecida no Orçamento do Estado de 2010 se ficava por um crescimento de apenas 1,8 por cento. Ler mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.