12/12/10

Saldo de medicamentos

No seguimento das últimas alterações da Comparticipação do Estado nos Medicamentos e, quando ouvi na SIC "As farmácias vão fazer saldos!", questionei-me porque não se lembram os nossos queridos políticos de saldar os seus próprios vencimentos! Já mexeram em tudo o que poderia "crashar" a estrutura social em Portugal mas é habitual assistir à tentativa dos média e comentadores de os transformar, ao olhar do povo, em políticos "decentes" numa simbiose tão perfeita que eu... já não consigo suportar nenhum deles. Assim, resta-me desligar a televisão ou mudar para um canal internacional.

Mas chocou-me a notícia também pela promessa de, no mês seguinte, os medicamentos já ficarem mais caros para o utente. E, enquanto a mim, me escandalizaram pela notícia e pelos timings (1º: o saldo e 2º: o aumento) a meu lado um idoso confidenciava-me o quão simpáticos foram eles, políticos e jornalistas, por o avisarem desse aumento com um mês de antecedência. Poderia eu pensar que tudo foi programado para induzir os idosos a investirem o seu subsidio de Natal em remédios?
Na conferência o desconto efectuado vai ser considerado como engano da farmácia, essa diferença será assumida pelo SNS e comparticipada à farmácia (?). Depois de ler este esclarecimento, compreendo onde chega a desinformação de cada um dos confusos intervenientes mas também me questiono se, na guerra aberta contra a Wikilieaks, a simpatia de grande parte da população mundial para com Julian Assange não será o reflexo deste entendimento entre políticos e os média na tentativa de iludir a população, numa realidade...que me transporta à origem deste blog

onde a ideia inicial era a de alertar os portugueses para os diferentes procedimentos relativamente aos utentes de cada região do país.

Agora resta-me confirmar a crescente dificuldade em denunciar esse tipo de situações já que, na sequência da Modernização da Administração Pública, as decisões dependem mais de quem está nomeado à frente das instituições do que dos próprios Ministérios. Assim no caso que deu origem ao blog, o da utente de Aljustrel que pagou 200 euros por um exame realizado em Lisboa - grátis apenas para os residentes na capital este, e tantos outros, já podem ser "mais fácilmente aceites" pela sociedade com a desculpa da Reestruturação dos Serviços! Mas eu, ao denunciá-lo, também mais fácilmente serei descoberto pela diversidade de procedimentos resultantes dessa divisão.
E há quem chame Simplex a isto!

1 comentário:

  1. Hi,
    My name is Bogdan from Romania! I want to make friends!
    Can we be friends?? LinkExchange??
    My blog address is: www.bogdanstelistul.blogspot.com
    Thank you!!!!

    ResponderEliminar

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.