18/04/11

Menos funcionários. Mais privatização dos serviços públicos!

Regras do Orçamento de Estado de 2010 motivaram a antecipação dos pedidos de mais de 17 mil funcionários.

Durante o ano passado, a Caixa Geral de Aposentações (CGA) recebeu 41.353 pedidos de aposentação - mais 67% do que em 2009 -, dos quais quase metade se referiam a reformas antecipadas, com um aumento da taxa de penalização de 13,8 para 14%.

Dos mais de 17 mil novos pedidos de reforma antecipada que a CGA recebeu em 2010, 9150 tornaram-se efectivos durante o ano passado, mas com uma penalização mais forte. Os maiores responsáveis pelos novos são funcionários da Administração Local e das Forças de Segurança.

A maior afluência de pedidos à CGA ocorreu durante o segundo semestre de 2010, pelo que a instituição não hesita em atribuir ao Orçamento de Estado a responsabilidade pelo "maior afluxo de pedidos de aposentação ao antecipar a adopção do novo regime, mais restritivo, de penalização por pensão antecipada" que estava previsto entrar em vigor apenas para as pensões requeridas a partir de 1 de Janeiro de 2015. Ler mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.