23/05/11

Óscar reúne com Óscar…

Para evitar qualquer oposição relativamente ao acordo sobre a comparticipação do SNS no transporte de doentes dizia o secretário da saúde, este fim-de-semana, que essas mesmas condições tinham sido “combinadas” numa reunião com a Troika. Assim, a maioria dos utentes nem pensa em reclamar! Mas hoje vai mais longe, para nos dizer que será necessário reduzir a despesa do Ministério da Saúde com os medicamentos (novamente) desta vez em cerca de 200 milhões de euros “sugerindo-nos” que se trata de objectivos, também, da ‘troika’. Segundo ele serão reduzidos 50 milhões no lucro das farmácias e dos distribuidores. O que a maioria dos portugueses não imaginava, sequer, é que esses lucros já estavam nos 28% quando ainda há pouco estavam a 18,25%. E esse brutal aumento nos lucros foi acordado com Óscar Gaspar na equipa deste ministério!

Certo é que sendo possível a uma farmácia proceder a reduções de 10% a determinados clientes também é possível que, na sequência de negociações com esta equipa ministerial, essa mesma farmácia imponha medicamentos no custo de 80,10 euros para um doente de baixos recursos económicos, ainda que o médico lhos tenha prescrito em medicamentos gratuitos. Tal como pode trocar o “Plavix” com o custo de 26,90 euros por “Clopidogrel Cereflow MG” de 3,09 euros quando das 36 alternativas sete delas seriam gratuitas para esse doente…

Vamos então adivinhar quem vai ficar prejudicado com esta nova mexida na despesa dos medicamentos imposta pelos elementos actuais do ministério da saúde?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.