06/03/11

O futuro com muito mais optimismo

A TEORIA ECONÓMICA APLICADA

É um dia calmo numa pequena cidade. Está a chover e as ruas estão desertas. Os tempos são de crise, toda a gente deve dinheiro e vive a crédito. Chega à cidade um rico turista alemão, dirige-se ao único hotel e põe uma nota de 100 Euros em cima do balcão, dizendo ao proprietário que deseja inspeccionar os quartos para escolher um para passar a noite.

O dono do hotel entrega-lhe as chaves de vários quartos e, assim que o visitante sobe as escadas, o hoteleiro pega na nota de 100 Euros e vai à loja ao lado para pagar a sua dívida ao dono do talho. Este pega na nota e corre rua abaixo para pagar o que deve ao Criador de porcos, seu fornecedor. Este, por sua vez, pega na mesma nota e vai a correr pagar a sua dívida ao fornecedor de rações.

Este pega nos 100 Euros e corre para pagar a sua conta no pub da terra. O dono do bar, discretamente, entrega a nota à prostituta que frequenta o bar, que também vivendo tempos difíceis, tinha sido obrigada a fazer uns "servicinhos" a crédito. Esta corre para o hotel e paga a conta do quarto que habitualmente utiliza.

O dono do hotel volta a colocar a nota de 100 Euros em cima do balcão, quando momentos depois o turista alemão descia as escadas dizendo que os quartos que viu não lhe agradam, pelo que vai seguir viagem. Apanha a nota de 100 Euros e deixa a cidade.

Ninguém produziu nada, ninguém ganhou nada. Contudo, todos pagaram as suas dívidas e encaram o futuro com muito mais optimismo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.