26/03/11

Portugal, o Salário Mínimo e o IEFP

Salário mínimo em Portugal = 485 euros (em 2011)
Salário mínimo em Espanha = 748 euros
Salário mínimo na Grécia = 863 euros
Salário mínimo na Irlanda = 1.462 euros

"541 euros foi o valor médio para o salário dos 62.430 desempregados colocados pelo IEFP, enquanto que, dos mais de 600 mil desempregados que em 2010 passaram pelos centros de emprego, 160.846 conseguiram encontrar trabalho pelos seus próprios meios..."

Se pensarmos que, em Portugal, num ordenado de 500 euros metade poderá ser gasto em deslocações para conseguir comparecer no proprio trabalho, é logico imaginar que pagando para trabalhar isso gerará dividas que se acumularão uma vez que se não temos dinheiro para comer ou para comparecermos regularmente no trabalho. Que alternativa se nos oferece?

A verdade é que há muitas empresas que se 'escondem' na crise para justificar o abuso de poder e desrespeito pelos horários e outros direitos que assistem a cada trabalhador.

1 comentário:

  1. Estas divergências salariais serão eliminadas ao longo dos anos, através da inflação e congelamentos salarial. Serão transferidas (as diferenças salariais) para as taxas de desemprego será dramático para os que telhem ordenados muito dispares da media da união europeia. Terão todos que recorrer ao FMI por forma a venderem o património e minimizar os efeitos. No caso de Portugal já recorreu mas acredito que devido a convergência salarial com a união europeia será dos que menos sofrerão com o desemprego a médio e longo prazo,embora com fortes medidas de austeridade. Quem trabalha pouco ou muito sempre tem...

    ResponderEliminar

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.