14/04/11

Um dia na Consulta Aberta

A consulta aberta é realizada com um só clínico e serve uma população de vários milhares de utentes inscritos no Centro de Saúde dos quais, entre os que a procuram, não foram consultados ou não têm médico de família.
Hoje a médica escalada chega atrasada mas só começou a consulta depois de inscritos o número autorizado de utentes, há vinte minutos. Reclamaram, claro. Comigo! E reclamaram tanto que às 15:10h a médica levou o Livro Amarelo para um deles escrever a reclamação no gabinete. E por lá ficou.  Com a sala cheia às 16:30h chega um casal e a esposa, saudável e grávida, exige consultar o “Regulamento Interno” porque não quer esperar para lhe ser emitido o “Atestado Médico” pretendido. Uma confusão. Na falta dos responsáveis pelos serviços contactei com os poucos colegas disponíveis mas ninguém, excepto eu, admite a possibilidade de ser obrigatório o tal Regulamento. Um enfermeiro diz que não há atendimentos prioritários na Consulta Aberta e a médica confirma a informação mas, ao ver a utente tão revoltada, diz-lhe para reclamar no Livro Amarelo. A grávida, ao escrever, faz incidir a sua reclamação sobre a minha pessoa.
Às 18:00h a médica deixa inscrever mais dez utentes para serem consultados até às 20h. Os restantes reclamam. Mas saiem... ainda que revoltados! Dos cinco utentes que ainda chegaram até às 18.45h um foi para o hospital e os restantes refilaram. Chegam mais e às 19.30 estão na sala oito pessoas sem inscrição e sem garantias de consulta. Optaram por esperar. Às 19:50h a médica autoriza apenas mais uma inscrição. Chamo pelo nº 42 que não responde. Tal como o 43. Depois de inscrever o 44 aparecem os anteriores que acabam por reclamar de eu não ter esperado por eles quando "só se tinham ausentado para comer". E reclamam até ao encerrramento tentando incentivar os restantes. Às 19: 54h sete pessoas abandonam os serviços terrivelmente aborrecidas comigo. Mas às 18:58h ainda chega um novo utente que insiste em ser consultado. Informo-o que agora só tem o hospital. Responde-me:
“Nem pensar. No hospital eu tenho que esperar muito tempo!”   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.