26/10/10

Mais olhos que barriga

Ou  o presente envenenado que não era surpresa para ninguém...

Hoje é noticia que as Câmaras pagam ADSE de 10 mil não-docentes e temem não ter capacidade financeira. Queixam-se da despesa que atinge um milhão de euros/ano e que a Educação lhes deve 25 milhões de euros (ainda ficavam a ganhar 24 milhões!!!). Mas recuemos, então, a 28 de Agosto de 2008 para verificarmos o que estava a ser negociado: "Há uma transferência de 36 mil funcionários [pessoal não docente] para a tutela das autarquias, havendo cinco mil a mais em várias escolas. Serão pagos pelo Ministério até 2009, mas a partir de 2010 este custo será suportado pelas finanças locais".


A tutela disciplinar dos não docentes é um dos pontos da discórdia, assim como a gestão do pessoal e a manutenção do sistema de saúde (ADSE) destes funcionários... "Se estes funcionários passam para a tutela das autarquias não se compreende porque é que um director da escola tem poder para decretar uma pena de multa a um funcionário, poder que nem o presidente da Câmara tem, que apenas pode fazer uma repreensão escrita", afirmou. Quanto à gestão de pessoal, o autarca lamentou que o Ministério da Educação tenha assinado com os sindicatos "um acordo que garante que os funcionários ficarão dois anos na mesma escola, quando o poder de gerir estas pessoas, consoante as necessidades, deveria ser dos municípios". Ler mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.