02/01/11

Défice na Saúde disparou

O défice do Serviço Nacional de Saúde (SNS) agravou-se em 27 por cento no terceiro trimestre de 2010 face ao mesmo período do ano passado, ascendendo a 200,2 milhões de euros. Os dados da execução económico-financeira, publicados pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), preocupam o presidente da Associação dos Administradores Hospitalares, que fala de “uma certa incapacidade” de controlo da despesa.

Entre Junho e Setembro, o défice do SNS engordou em 100 milhões de euros. O número contradiz as estimativas do Ministério de Ana Jorge. Ao apresentar os dados do primeiro semestre do ano, a ministra da Saúde manifestava a expectativa de que as medidas para o sector dos medicamentos começassem a produzir efeitos em Junho. As contas divulgadas no site da ACSS mostram, pelo contrário, que a despesa com fármacos vendidos em farmácia sofreu um aumento de 10,6 por cento para 1,3 mil milhões de euros, a reflectir, segundo a tutela, o “comportamento anormal da procura face à expectativa de alteração das comparticipações dos medicamentos”.

No caso dos hospitais EPE, o défice situou-se, em Setembro, nos 275 milhões de euros, que correspondem a um crescimento de 29,3 por cento por comparação com o período homólogo do ano passado. Os hospitais do Sector Público Administrativo apresentaram, no mesmo trimestre, um resultado líquido negativo de 1,7 milhões de euros – um agravamento de 110,9 por cento face a Setembro de 2009.

Os dados sobre a prestação de cuidados de saúde referem, por outro lado, um crescimento de 2,4 por cento nas consultas externas. “Mais 190 mil consultas do que as efectuadas em igual período do ano passado”, lê-se na nota ontem publicada pela ACSS. Já as primeiras consultas aumentaram em 2,6 por cento, ao passo que os atendimentos em urgência caíram em 0,6 por cento. As cirurgias em ambulatório tiveram uma subida de 2,2 por cento.


“Extremamente preocupante” Ler mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.