13/01/11

O verdadeiro custo na venda da dívida pública


Leilão de dívida pública foi tido como um "sucesso", mas cada português vai pagar cerca de 3.900 euros em 2011 por conta das amortizações de dívida pública e em juros pelos créditos mais antigos.


A factura sobe 435 euros por pessoa, quase 13% face a 2010, numa altura em que tudo aponta para uma nova recessão, para mais desemprego e para uma forte moderação salarial.


Os portugueses vão desembolsar mais, quer pelos juros (mais 27% ou um total de 593 euros em 2011) quer pela dívida que tem de ser saldada (amortizada). Esta última factura é a mais pesada: cada habitante terá de pagar 3310 euros este ano, mais 10% do que em 2010. Os cortes nos apoios sociais, nos salários da função pública, na prestação de serviços públicos, o congelamento de pensões e a forte subida de quase todos os impostos são, no fundo, as medidas que servirão para o Estado cumprir esse desígnio: ser bom pagador. Ler mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.