03/10/10

Os incentivos das USF's

A USF Arandis foi uma das dez unidades da região de Lisboa e Vale do Tejo a receber metade do incentivo institucional. Vinte e três USF da região Norte, 16 USF da região de Lisboa e Vale do Tejo e dez USF da região Centro verão os seus esforços, em 2008, reconhecidos financeiramente com a atribuição de incentivos institucionais.

No total, o Executivo da Saúde irá disponibilizar perto de 500 mil euros a estas unidades, verbas que serão gastas em formação, apoio à investigação e melhoria das amenidades dos serviços, segundo se depreende dos relatórios dos departamentos de contratualização destas três regiões, cujos dados já se encontram disponíveis nos respectivos sites.

À semelhança do que sucedeu em 2007, muitas unidades não obtiveram a totalidade do incentivo ou foram mesmo excluídas de qualquer prémio, por não terem cumprido um dos dois indicadores económicos (gastos com medicamentos ou meios complementares de diagnóstico e terapêutica).

Na região Centro, por exemplo, 12 das 16 USF que não serão premiadas “falharam” precisamente no cumprimento dos gastos com medicamentos ou meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT). Foi o caso das USF Cruz de Celas e Vitassaurium que, apesar de terem obtido dos melhores desempenhos assistenciais da região Centro, não conseguiram cumprir um dos indicadores económicos, não tendo, por isso, direito a qualquer incentivo. Na região Norte, as USF Valongo e Lethes cumpriram todos os indicadores, excepto o relacionado com os gastos com medicamentos, pelo que irão receber apenas 50 por cento do incentivo.

Já outras unidades que não cumpriram a totalidade das metas assistenciais irão receber 100 por cento do incentivo, pelo que se pode deduzir que os indicadores de desempenho económico têm maior peso do que os restantes na atribuição dos incentivos institucionais.

Em Lisboa e Vale do Tejo, 34 das 46 USF que participaram nesta contratualização conseguiram ficar abaixo do orçamentado em termos de valor gasto com medicamentos, o que constitui uma melhoria face a 2007, e apenas uma USF gastou mais com MCDT do que tinha sido contratualizado. Ler mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.