21/01/10

cirurgia no privado

Recuemos vinte anos para conhecer Maria (nome fictício) mãe de duas crianças de 3 e 1,5 anos.

Como as consultas hospitalares para Otorrino demoram vários meses e preocupada com as consequências de sucessivas otites nos seus filhos doentes, marca consultas num especialista privado. Na consulta o médico informa-a que a situação de saúde das crianças é de tal modo grave que não podem esperar pela idade mínima de três anos e meio para a cirurgia que necessitam com a máxima urgência.

A receber o ordenado mínimo a progenitora não consegue pagar as cirurgias no valor de 4.500€ e o seu desespero levou com que o seu médico conseguisse as consultas hospitalares com urgência. Aqui o especialista em otorrino do Serviço Nacional de Saúde tomou conhecimento da situação e depois de observar as crianças provou-lhe, pelos exames efectuados, que não deviam ser operadas porque simplesmente... não precisavam dessa cirurgia!

Chocante o sofrimento causado desnecessáriamente a esta e tantas outras famílias?

Vinte anos depois, este continua a ser o drama diário de inúmeras familias. Com a diferença de que, hoje, existe o SIGIC... 

Continuarão os médicos privados a induzir os cidadão a operações de custos elevadíssimos quando no SNS são gratuitas para o utente?

A resposta é sim.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.