18/02/10

Greve geral da Função Pública a 4 de Março

( in tsf )

A FESAP e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado decidiram juntar-se à Frente Comum na greve geral da Função Pública marcada para o próximo dia 4 de Março.

Os sindicatos da Função Pública decidiram, esta quinta-feira, juntarem-se numa greve geral contra o que consideram ser a atitude inaceitável do Governo de congelar os salários dos funcionários do Estado e de negar o direito à negociação.

A Frente Comum, afecta à CGTP, foi a primeira a marcar a greve para o próximo dia 4 de Março, mas agora outras duas estruturas ligadas à UGT, o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) e a Frente Sindical da Administração Pública (FESAP) decidiram participar neste protesto.

Bettencourt Picanço, do STE, diz que é preciso que o Governo perceba que está a percorrer o caminho errado.

«O Governo não tem qualquer disposição de dar qualquer passo em frente quer no congelamento dos salários, quer no ataque às pensões, quer na construção de alternativas a uma carreira que não passe por mais de 100 anos de actividade profissional para poder atingir o topo», sublinhou Bettencourt Picanço.

«Para o desenvolvimento do país é preciso que se aposte no crescimento da economia e não no apertar do cinto a todos os portugueses e no empobrecimento generalizado do país», acrescentou.

Nobre dos Santos, da FESAP, alertou o Governo para o facto da contestação dos funcionários públicos não ficar por aqui.

«A FESAP vai desencadear uma jornada de luta que coincide com o dia 4 de Março», avançou à TSF Nobre dos Santos, alertando que «se o Governo não ceder outras jornadas de luta virão».

O secretrário de Estado do Orçamento Emanuel dos Santos já fez saber que a greve é uma forma de pressão sobre o Executivo, reafirmando que não há margem para descongelar os salários.

Recorde-se que a última greve geral da Função Pública aconteceu em Novembro de 2007.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.