20/05/10

Governo vai arrecadar 200 milhões com bens essenciais

( in tsf )

A CGTP explica que o aumento do IVA em bens essenciais vai permitir ao Estado encaixar 200 milhões de euros anuais, mas irá prejudicar pessoas com menos rendimentos.


A CGTP calcula que o Governo vai arrecadar cerca de 200 milhões de euros anuais com o aumento do IVA em bens essenciais, como o pão, leite, arroz, carne, peixe, na sequência da aplicação do plano de austeridade anunciado pelo Governo.

Ouvido pela TSF, o economista Eugénio Rosa lembrou que no passado «sempre se procurava proteger estes bens, porque são os mais consumidos por aqueles que têm menos rendimentos, nomeadamente pensionistas com baixos rendimentos».

No que toca ao IRC para as grandes empresas, esta central sindical calcula que os aumentos de impostos deverão representar mais 200 milhões de euros para os cofres do Estado, não suficiente para assegurar uma distribuição justa dos sacrifícios que estão a ser pedidos.

«Há uma distribuição não equitativa dos sacrifícios que estão a ser pedidos aos portugueses, ou seja, cerca de 1700 milhões de euros de IVA e IRS, fundamentalmente pagos por trabalhadores e reformados», adiantou.

Eugénio Rosa recordou que «são eles que efectivamente pagam mais IVA, devido ao seu número, e IRS» ao passo que as empresas se pede «apenas um aumento da receita de 200 milhões de euros»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.