14/05/10

Aumenta número de desempregados sem subsídio

Só em Março inscreveram-se nos centros de emprego mais 10 mil pessoas, mas o número de subsídios pagos caiu 12 mil em relação ao mês anterior.

Os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho apontam para 358,7 mil desempregados que recebem apoio, quer em subsídio de desemprego quer em subsídio social de desemprego, o que representa uma taxa de cobertura de 62,6%, bastante inferior aos 66% registados em Fevereiro.

Segundo os números do governo, há 231 mil desempregados sem acesso a qualquer apoio, quer por causa da precariedade dos vínculos laborais quer por já terem esgotado o período de atribuição do subsídio e continuarem sem trabalho, engrossando as fileiras dos desempregados de longa duração. O número total de inscritos nos centros de emprego era em Março de 571.754 pessoas.

Em média, os desempregados com acesso a apoio recebem 466 euros por mês, um valor abaixo do salário mínimo nacional e que deverá baixar ainda mais com as novas regras de atribuição dos subsídio aprovadas pelo governo e a direita, fazendo baixar o montante do subsídio para quem antes recebia um salário líquido acima de 505 euros.

Ler mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.