11/05/10

Cirurgias realizadas em 2009

Metade das cirurgias realizadas em 2009 foram em ambulatório

Quase metade das cirurgias realizadas em Portugal no ano passado foi em regime de ambulatório, ou seja, sem internamento, e em 2010 esta taxa poderá aumentar para 60 por cento, anunciou hoje a ministra da Saúde. Na abertura do sexto Congresso Nacional de Cirurgia Ambulatória, a decorrer em Beja, Ana Jorge disse que "praticamente 50 por cento" das cirurgias realizadas em Portugal em 2009 foram em regime de ambulatório, mais 20 por cento do que em 2008, e este ano há uma "probabilidade grande" de se alcançar o "objetivo de 60 por cento".

"Atingir um valor até 60 por cento de todas as necessidades cirúrgicas seria excelente", frisou, lembrando que, "a partir de um determinado momento, não é possível atingir mais, porque há cirurgias que não podem ser feitas em regime de ambulatório".

De acordo com a ministra, estes dados revelam a "importância" que a cirurgia de ambulatório tem no contexto da área cirúrgica em Portugal, permitindo operar "com a mesma garantia de segurança e qualidade" das cirurgias convencionais, mas com um "uso mais racional das instalações, dos equipamentos e dos profissionais de saúde".

Ler mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.