13/05/10

Falta de transparência

A Assembleia da República decidiu encerrar o regime excepcional de contratação da empresa Parque Escolar, responsável pela transformação de 205 escolas secundárias.

O fim do regime de excepção de que beneficiava a empresa Parque Escolar foi determinado pela Assembleia da República na votação da última quarta-feira. A proposta avançada pelo Bloco de Esquerda e pelo PCP, contou com os votos a favor de todos os partidos da oposição, que justificaram a sua aprovação pela falta de transparência nos contratos celebrados pela Parque Escolar.

A empresa pública está a proceder à transformação de 205 escolas secundárias, o que representa um investimento de cerca de 2,5 mil milhões de euros, e passa a estar impedida de recorrer ao regime excepcional de contratação pública, criado a seu favor e que se encontrava em vigor desde 2007. Na prática a Parque Escolar vai deixar de poder repetir encomendas por ajuste directo a uma mesma empresa, uma prática que tem sido seguida sobretudo na contratação de projectos de arquitectura. Dos 104 gabinetes contratados, 51 ficaram com mais do que um projecto. A empresa poderá, contudo, continuar a recorrer ao ajuste directo, já que esta é uma prática viabilizada pelo Código da Contratação Pública, em vigor desde 2008. Ler mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.