11/05/10

Meio-dia em ponto

Pára tudo e toda a gente vai ver o Papa

Serviços reduzidos ao mínimo, ruas cortadas e uma cidade quase parada à espera do Papa Bento XVI. Hoje, em Lisboa, o melhor é rezar para não sofrer um mal-estar súbito, adiar as burocracias e garantir um plano alternativo para entreter as crianças e adolescentes que frequentam o ensino básico e secundário. A partir do meio-dia encerra tudo ao mesmo tempo: escolas, centros de saúde, repartições de finanças, lojas do cidadão fecham, enquanto a Carris e o Metropolitano vão funcionar a conta-gotas e em função das deslocações do Papa. Sair de casa só vale a pena se estiver interessado em ver Bento XVI por entre a multidão. Fugir à confusão não será tarefa fácil, mas lembre-se que há serviços a funcionar, como os cinemas. O Instituto dos Museus e da Conservação também abre museus e palácios, hoje com entrada grátis.

Saúde

É como se fosse feriado. Os centros de saúde de Lisboa estarão hoje fechados a partir das 12h00. Depois disso, apenas há atendimentos complementares (Lapa até às 22h00, Sete Rios e Benfica até às 20h00 e Lumiar e Alvalade até às 18h00). Os hospitais S. José, Capuchos, Santa Marta e Estefânia garantem que estão preparados para um atendimento regular (os funcionários poderão gozar a ponte noutro dia). Noutras unidades, como o S. Francisco Xavier, houve remarcação de consultas.

Escolas públicas

A decisão de fechar as escolas cabe às direcções dos agrupamentos escolares e o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), Pedro Araújo, acredita que "a esmagadora maioria estará encerrada nos dias a que tiver direito". Em contrapartida, a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, que representa 80% dos ATL do país garantiu que os ateliês funcionar normalmente.

Justiça

Os tribunais estarão encerrados à tarde, com excepção do da Relação de Lisboa: por estar localizado na Baixa, está todo o dia de portas fechadas. O Supremo, em plena Praça do Comércio, resiste à confusão do trânsito e mantém-se a funcionar até às 12h30. Processos urgentes serão tramitados, como acontece em feriados e períodos festivos. Por fim, as Lojas do Cidadão e da Empresa, Postos de Atendimento ao Cidadão e ainda o Centro de Atendimento da Linha de Apoio ao Cidadão estão encerrados em Lisboa a partir das 14h00.

Transportes públicos

O troço de metro na linha azul, entre a estação da Baixa-Chiado e Santa Apolónia, está fechado até às 22h00. Os serviços da Carris também estão condicionados nas zonas do Cais do Sodré, Restauradores, Martim Moniz e Santa Apolónia: a partir das 7h00, o autocarro 37 e o eléctrico 12 não vão funcionar, enquanto os autocarros 28, 732 e 790 e o eléctrico 28 vão ter os seus percursos fraccionados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.