11/01/11

Publicidade ao governo

Sabe onde o Estado gasta o seu dinheiro, senhor contribuinte?

Quase 28 milhões em publicidade! Os organismos estatais (desde o ministério mais importante à mais humilde câmara municipal) gostam de se promover e de publicitar as suas iniciativas. Resultado: desde 2008 até 31 de Dezembro de 2010, gastaram 27,5 milhões de euros em ajustes directos de acções publicitárias.
No site transparencia-pt.org, há 1286 registos de contratos do género, dos quais saltam à vista dois que envolvem equipas de futebol: os 240 mil euros dados, em 2009, pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis à União Desportiva Oliveirense e as duas tranches de 180 mil e outra de 155 mil pagas, em 2008 e 2009, ao Gondomar Sport Clube pelo município de Valentim Loureiro - ambos os casos por aquisição ou prestação de serviços de publicidade.

Mas há mais, como os quase 1,7 milhões de euros (1 698 606) que a Agência Nacional para a Qualificação decidiu pagar, a 1 Outubro de 2010, à Euro - RSCG Lisboa pela "aquisição de serviços para produção e concepção de uma campanha publicitária"; ou os 204 mil euros que o Turismo de Portugal deu à BBDO pela concepção de uma campanha internacional de publicidade de Portugal.

Pelo meio, encontram-se registos de gastos mais humildes... mas igualmente muito mediáticos. No início do ano passado, quando a entrega de computadores nas escolas de todo o País já estava quase parada, a Fundação para as Comunicações Móveis, promotora do Magalhães, gastou 85 785 euros numa campanha publicitária e 16 260 num vídeo para a comemoração da entrega do computador n.º 1 000 000 do projecto e.escola. Ler mais...

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