08/05/10

Paradigma com o Cartão de Cidadão

A introdução do Cartão de Cidadão (CC) em Portugal não significou apenas a chegada de um documento de identificação que agrega vários documentos num só. Também os organismos que lidam com o cidadão enquanto utente dos seus serviços se estão a adaptar ao documento, integrando-o na sua gestão.

Uma das mais recentes entidades a implementar um sistema de integração do CC para melhor gerir a informação foi o Centro Hospitalar de Vila Nova Gaia/ Espinho (CHVNG/E). Ao iGOV o director de Sistemas de Informação do CHVNG/E, Domingos Pereira, adiantou precisamente que este projecto resulta da «decisão de utilizar o CC como o cartão que identifica o utente perante o Serviço Nacional de Saúde (SNS)».

A solução passou pela implementação de uma ferramenta que suporte ambientes Windows XP e Vista. «Na base desta integração, está o programa CCTools da Zetes Burótica, que contempla um conjunto de ferramentas e serviços de apoio global à integração de aplicações de negócio com o CC. Deste pacote faz parte a suite de software CCTools, que disponibiliza um conjunto de funcionalidades que visam estabelecer a integração entre aplicações de negócio e o Cartão de Cidadão», explica o director de Sistemas de Informação do CHVNG/E.

Segundo o responsável este programa consiste numa «framework que permite tirar partido do novo paradigma criado com o Cartão de Cidadão, tanto para desenvolvimento como para adaptação de aplicações já existentes. Tira partido do middleware do Cartão de Cidadão fornecido pelo Estado, acrescentando funcionalidades chave que possibilitam integrar o CC nos processos de organizações diversas».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.