31/01/10

Imposto Automóvel + IVA

A proposta de orçamento de estado prevê, finalmente, que se possa acabar com a cobrança de IVA sobre o Imposto sobre Veículos. Trata-se de uma ilegalidade há muito denunciada e que motivou várias recomendações e ameaças por parte da Comissão Europeia, que é, finalmente, reconhecida. Naturalmente, o fim do IVA sobre o ISV não implicará a queda do preço dos automóveis novos, já que a proposta de OE prevê que a eliminação do IVA será compensada com a subida do ISV, de modo a assegurar a “neutralidade fiscal” da medida (isto é, a manutenção da receita, alterando-se apenas o imposto que lhe dá origem). Esta compensação (curiosamente prevista pelo anterior provedor de justiça) não é, porém, uma mera mudança formal ou cosmética: doravante, a alteração das taxas do IVA não se traduzirá, de forma automática, no aumento desproporcionado da tributação automóvel.

30/01/10

Aumento ZERO

Sindicatos revoltados com congelamento de salários

O Governo optou por congelar os salários da Função Pública e entre os sindicatos já há um apelo para um protesto conjunto.

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, tinha vindo a repetir que, em 2010, não haveria um aumento real dos ordenados, mas revelou na terça-feira à noite que o Governo vai mais longe e vai defender um aumento zero para os trabalhadores do Estado.

Os líderes das três estruturas sindicais da Função Pública confessam-se indignados com o congelamento dos salários.

Betencourt Picanço, do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, lança mesmo um desafio ao defender a união de todas as estruturas sindicais num grande protesto nacional, porque a culpa pelo descalabro das contas públicas não pode ser atribuído à Função Pública.

A FESAP, como adianta Nobre dos Santos, prepara-se para enviar uma carta ao ministro das Finanças uma carta de protesto contra o congelamento dos salários.

A Frente Comum, afecta à CGTP, tinha já convocado uma manifestação para 5 de Fevereiro e espera agora nesse protesto que fique clara a indignação dos funcionários públicos face à opção que foi tomada pelo Governo.

Para a Administração Pública, o Governo decidiu também antecipar o período de transição do regime da Caixa Geral de Aposentações para a Segurança Social, pelo que, já este ano, os funcionários que se reformem antecipadamente vão sofrer uma penalização de 6 por cento contra os 4 cento que estavam até agora em vigor.

PONTOS DE VISTA...

Um dia, Deus, muito insatisfeito com a humanidade e os seus pecados, decidiu pôr fim em tudo. Deus reuniu então todos os líderes mundiais para comunicar-lhes pessoalmente a sua decisão de acabar com a humanidade em 24 horas. Deus disse: "Reuni-vos aqui para comunicar que extinguirei a humanidade em 24 horas". E o povo dizia: "Mas, Senhor..." Nada de MAS, este é o limite, a humanidade vai abandonar a Terra para todo o sempre! Portanto, voltem aos respectivos Países e digam ao Povo que estejam preparados. Têm 24 horas!

O primeiro a reunir o povo foi OBAMA. Em Washington, através de uma mensagem à nação, OBAMA disse:

"Americanos, eu tenho uma boa notícia e uma má notícia para dar. "A boa notícia é que Deus existe e que ele falou comigo". Mas, claro, já sabemos disso. A má notícia é que esta grande Nação, o nosso grande Sonho, só tem 24 horas de existência. "Este é o desejo de Deus".

Fidel Castro reuniu todos os cubanos e disse:
"Camaradas, povo Cubano, tenho duas más notícias. A primeira é que Deus existe... sim, eu vi-o, estava mesmo à minha frente!!! Estive enganado este tempo todo... A segunda má notícia é que em 24 horas esta magnífica Revolução pela qual tanto temos lutado, vai deixar de existir."

Finalmente, em Portugal, José Sócrates dá uma conferência de imprensa:

"Portugueses, hoje é um dia muito especial para todos nós. Tenho duas boas notícias. A primeira boa notícia é que eu, sou um enviado de Deus, um mensageiro, porque conversei com ele pessoalmente. A segunda boa notícia é que, conforme constava do Programa do Governo e apenas em 24 horas, serão erradicados para sempre o desemprego, o analfabetismo, o tráfico de drogas, a corrupção, a pedofilia, os problemas de transporte, água e luz, habitação, nada de burocracia, e o mais espectacular de tudo: O IVA vai acabar assim como a miséria e a pobreza neste País!! O Governo cumpriu tudo o que prometeu!!!"

Cartão de Cidadão

Com os acordos ortográficos que se verificaram ao longo dos tempos há nomes próprios, que quando foi lavrado o assento de nascimento, foram escritos de uma determinada maneira (Ex. Lourdes, Tomaz, Tereza, Manoel, etc...), mas devido aos ditos acordos ortográficos os Bilhetes de Identidade passaram a ser emitidos com a grafia usada, ou seja, a Loudes passou a Lurdes, a Tereza a Teresa, o Manoel a Manuel, etc...,

Agora com a emissão do Cartão de Cidadão os assentos de nascimento que se encontravam arquivados nos livros das Conservatórias são informatizados com a grafia que se encontrava no papel e o Cartão de Cidadão, quando chega à mão do utente, tem a grafia antiga que esteve vários anos arquivada no livro.

E agora como é que que as pessoas vão escrever o seu nome: Lourdes ou Lurdes?

Depois de uma vida inteira a usar aquele que constava do Bilhete de Identidade. Foi preciso informatizarem-se os assentos de nascimento para se descobrir a verdadeira grafia do nome escolhido a quando do registo de nascimento. Isto dá que pensar. É o nosso nome que está a sofrer alterações, aquele que colocamos na conta bancária, na carta de condução, no registo de nascimento dos nossos filhos, etc...

engenharia das palavras

O que eu gosto mais é de lhe chamarem 'Aumento'. Um AUMENTO ZERO !!!!

Adoro o jogo e a engenharia das palavras.

Dá-me vontade de jogar também e retribuir com o meu DESEMPENHO NULO.  Não era a melhor retribuição para o tal aumento?

inveja na doença

 é possivel?

Enquanto, por telefone, explicava as normas que regulam a comparticipação, no caso específico desta utente, eis que ela me premeia com uma série de denúncias de situações que ela crê benéficas a outras doentes "supostamente" na mesma situação.

Explico-lhe que nem eu nem ela somos médicos para questionarmos os critérios aplicados pelos médicos que emitiram os documentos em causa. E acrescento que não aceito denúncias anónimas baseadas em opiniões, sem factos concretos.

Mas a utente, indiferente à dor e aos problemas dos casos de saúde a que assistiu, não abdica das denúncias porque não aceita a "sorte" das outras doentes... ainda que, teóricamente, mais doentes que ela própria!

29/01/10

devolução de vacinas

Gripe A: Ana Jorge negoceia em segredo devolução de vacinas

A ministra da Saúde, Ana Jorge, estará a negociar em segredo com o laboratório GlaxoSmithline a devolução de parte dos 6 milhões das vacinas encomendadas contra o vírus H1N1, de acordo com a edição desta sexta-feira do semanário 'Sol'.


A ministra terá iniciado as negociações após saber que outros governos europeus estavam a tomar a mesma medida, ou seja, a tentar reduzir a encomenda inicial de vacinas contra a gripe A.

Portugal encomendou 6 milhões de vacinas contra o vírus H1N1 ao laboratório GlaxoSmithline com o objectivo de vacinar três milhões de portugueses. Esta medida custou aos cofres do Estado cerca de 45 milhões de euros, de acordo com o 'Sol'.

Até ao momento Portugal recebeu apenas 470 mil doses do lote dos 6 milhões de vacinas encomendadas em Julho.

Este ano, países como a França, Alemanha, Holanda, Inglaterra e Espanha começaram a renegociar e a reduzir a entrega de vacinas contra o vírus H1N1.


Bêbado mas lúcido!!!

Um bêbado estava a passar por um rio, quando viu um grupo de evangélicos a orar e a cantar. Resolveu perguntar:

- O que se está a passar... hic... aqui?

- Estamos a fazer um baptismo nas Águas. Você também deseja encontrar o Senhor?

- Hic... Eu quero, sim...

Os evangélicos vestiram o bêbado com uma roupa branca e levaram-no para a fila.

Numa margem do rio estava um pastor que pegava nos fieis, mergulhava a cabeça deles na água, depois tirava e perguntava:

- Irmão... viste Jesus?

- Ãh, eu vi, sim...

E todos os evangélicos diziam:

- Aleluia! Aleluia!

Quando chegou a vez do bêbado, o pastor meteu-lhe a cabeça na água, depois tirou e perguntou-lhe:

- Irmão... viste Jesus?

- Não! - Disse o bêbado.
O pastor colocou novamente a cabeça do bêbado na água e deixou-a lá um certo tempo. Depois tirou-a e perguntou:

- E agora, irmão... viu Jesus?

O bêbado já bastante ofegante, lá disse:

- Não!

O pastor, já nervoso, colocou de novo a cabeça do bêbado debaixo de água e deixou-a lá por uns cinco minutos. Depois puxou o bêbado e perguntou-lhe:

- E agora, irmão... já conseguiste ver Jesus?

O bêbado, já mole e trôpego de tanta água engolir, disse:

- Fds... já disse que não! Vocês têm a certeza de que ele caiu aqui????... Não estará no estádio da Luz a treinar os vermelhos?

28/01/10

Clínica de análises fechou sem entregar resultados pagos pelos utentes



Por mais que as análises sejam de rotina, há sempre alguma expectativa em saber resultados. Mas estar desde Outubro até agora sem saber no que deram as análises é demais.

Controlo da despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS)


Controlo da despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da adopção de medidas que visam conter o crescimento dos gastos em produtos farmacêuticos e racionalização da política de comparticipação de medicamentos, produtos de consumo clínico, convenções de meios auxiliares de diagnóstico e terapêutica ou pessoal, e promoção de boas práticas e da utilização de serviços partilhados;

Função Pública - penalização de 6% por ano

Regime da pensão de aposentação antecipada
(Orçamento 2010)

Também no contexto da convergência entre o regime aplicável aos subscritores da CGA e os do RGSS, foi determinado que o valor da pensão de aposentação antecipada, designadamente o valor da taxa de redução da pensão será idêntico nos dois regimes. Para o RGSS, desde Maio de 20075, que a taxa aplicável corresponde ao produto do número de anos de antecipação em relação à idade legalmente exigida para a aposentação pela taxa mensal de 0,5%. No caso de todos os subscritores da CGA, esta taxa também será aplicável, mas de acordo com o artigo 4.º da Lei nº 11/2008 de 20 de Fevereiro,apenas para as pensões requeridas a partir de 1 de Janeiro de 2015, sendo que até ao final de 2014 se mantém a taxa anual de 4,5%.

No entanto, no contexto do processo de convergência entre os dois sistemas de pensões, esta disposição será agora revista no sentido de antecipar, para 2010, a adopção do novo regime de penalização por pensão antecipada.

Nós Por Cá

Contas duvidosas: Passados nove anos 6 mil escudos valem 20 euros?

Que o dinheiro vai desvalorizando já nós sabemos, mas que seis contos na moeda antiga passem a valer vinte euros e não trinta aí é que já estranhamos.

pormenores no Orçamento do Estado!


E agora revelamos o que o Governo dá e tira aos portugueses neste Orçamento do Estado.

Jesus e os médicos....

Jesus Cristo, certo dia, cansado do tédio do Paraíso, resolveu voltara terra para fazer o bem. Procurou o melhor lugar para descer e optou pelo Hospital de S. Francisco Xavier, onde viu um médico a trabalhar há muitas horas e a morrer de cansaço.Para não atrair as atenções, decidiu ir vestido de médico. Jesus Cristo entrou de bata, passando pela fila de pacientes no corredor, até atingir o gabinete do médico.Os pacientes viram e comentaram:
- Olha, vai mudar o turno...
Jesus Cristo entrou na sala e disse ao médico que podia sair, dado que ele mesmo iria assegurar o serviço. E, decidido, gritou:
- O PRÓXIMO !
Entrou no gabinete um homem paraplégico que se deslocava numa cadeira de rodas. Jesus Cristo levantou-se, olhou bem para o homem, e com a palma da mão direita sobre a sua cabeça disse:- LEVANTA-TE E ANDA!
O homem levantou-se, andou e saiu do gabinete empurrando a cadeira de rodas. Quando chegou ao corredor, o próximo da fila perguntou:
- Que tal é o medico novo?
Ele respondeu:
- Igualzinho aos outros... nem exames, nem análises, nem medicamentos...Nada! Só querem é despachar...

27/01/10

INEM pede calma a quem liga

Abílio Gomes admitiu que o INEM terá que aprimorar a triagem de doentes e a decisão de os transportar, bem como o equipamento e tecnologia de localização do ponto em que os doentes se encontrem. Mas na audição contestou os deputados nas suas dúvidas sobre a triagem dos doentes pelo telefone: "A decisão médica é tomada com base no que diz o contactante e que se traduz em impaciência, falta de ânimo e pouca ou nenuma capacidade para responder à mínima pergunta".
O presidente do INEM refutou, na mesma linha, que seja muito elevada a percentagem de 4,5% a 5% de chamadas que não chegam a ser atendidas. Isso é atribuível ao facto de quem liga ter uma noção de tempo temperada pela aflição e mal esperando por dois toques. mais...

JN, 27 Janeiro 2007

Agora multiplique-a por 10 milhões...

Com uma borbulha provocada pelo acne e, após uma consulta no médico privado, uma portuguesa em panico com o valor de € 350 que lhe pedem por dois exames e várias análises,  leva a filha de 13 anos a uma consulta no médico de familia para que lhe transcreva as respectivas credenciais. Ciente do exagero diz para o médico:

- Sr. Dr. sei que estes exames foram solicitados pelo médico especialista para "justificar" o valor de € 95,00 que o médico privado me cobrou pela consulta mas venho pedir-lhe para me passar as credenciais de modo a não ser "obrigada" a pagar do meu bolso os € 350,00 que me pediram para realizar os exames.

O médico explica-lhe como vinte, das trinta análises, são desnecessárias. E passa a credencial para as restantes. Então, a utente sai do gabine e... reclama no livro amarelo!

iPad da Apple


26/01/10

Concursos Públicos


juízes decidem em causa própria

Tribunais autorizam juízes a reformar-se aos 60 anos

Os juízes poderão continuar a aposentar-se aos 60 anos de idade e 36 anos de serviço, beneficiando de um regime mais favorável do que a generalidade dos funcionários públicos.

Jornal de Negócios, 26 Janeiro 2010

Greve dos enfermeiros(as)


A manifestação desta sexta-feira, em Lisboa, culminou a greve de três dias que teve níveis de adesão de cerca de 90%.

Despesas de saúde

Despesas de saúde: 650 mil famílias sem dinheiro.

No último ano, 6 em cada 10 famílias tiveram dificuldade em seguir tratamen­tos médicos devido a problemas financeiros, revela um inquérito da DECO PRO­TESTE a 1639 famílias portuguesas.

Quase metade daqueles agregados foi obrigado a adiar uma terapia, um quin­to interrompeu-a e outros tantos nem ponderaram iniciá-la, por impossibilidade de pagar. Nas últimas condições estão 650 mil famílias, segundo estimativas da associação.

Os lares com baixos rendimentos, os que incluem apenas um adulto e crianças menores e os que integram doentes crónicos manifestam mais problemas em suportar os custos.

Um quinto já se endividou para despesas de saúde e 15% fizeram-no no último ano. Cada agregado pediu, em média, € 1100, sobretudo, a familiares. Quatro em cada 10 revelaram muitas dificuldades em liquidar a dívida.

Grande parte dos créditos destinou-se a serviços de saúde privados, muitas deles, também existentes no Serviço Nacional de Saúde. Mas as longas listas de espera determinaram a decisão pelo privado, conclui a TESTE SAÚDE.

O estudo mostra ainda que 7 em cada 10 famílias gastam uma média de 1700 euros por ano do seu bolso em saúde, o que representa, em média, cerca de um quinto do rendimento anual líquido.

A maior fatia das despesas é absorvida pelos cuidados dentários e oftalmoló­gicos, com gastos médios anuais de € 550 e € 465, respectivamente.

A DECO pede respostas adequadas do Serviço Nacional de Saúde, pelos seus meios ou através de convenções, e a atenção especial do Estado aos grupos mais vulneráveis, como as famílias de baixos rendimentos, monoparentais e com crianças, e as que incluem doentes crónicos.

DECO, 26 Janeiro 2010

Karma


Mudança de óleo


Uma intervenção numa oficina que deveria custar 174 euros acabou numa conta que já ultrapassa os quatro mil euros.

Presidente do INEM admite falta de pessoas

O presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Abílio Gomes, admitiu hoje no Parlamento a falta de profissionais nos centros de atendimento e orientação de doentes urgentes (CODU). Numa audição na Comissão de Saúde, Abílio Gomes explicou que vai ser dada formação a 490 técnicos de emergência médica, para poderem trabalhar no atendimento telefónico e nas viaturas de emergência, ficando aptos a desempenhar duplas funções.


O responsável explicou ainda que os três helicópteros adquiridos pelo INEM continuam em terra, “à espera de visto” do Tribunal de Contas.

Correio da Manhã, 26 Janeiro 2010

Só uma pergunta...

É em situações extremas que conhecemos as nossas próprias fraquezas.
Apenas uma pergunta em que te é pedido que respondas com sinceridade, e poderás auto-avaliar os teus princípios morais. Trata-se de uma situação imaginária, porém deves decidir o que farias.

Estás em plena baixa de Lisboa, no meio do caos causado pelas cheias que ocorrem em épocas de chuvas mais intensas. Tens a tua máquina fotográfica, trabalhas para a "Time" e estás a tirar as fotos de maior impacto.

De repente, vês José Sócrates num carro, lutando desesperadamente para não ser arrastado pela corrente, entre destroços e lodo... No entanto, ele acaba por ser arrastado e tens a oportunidade de o resgatar, ou de tirares a fotografia vencedora do Prémio Pulitzer, que te traria a fama e o reconhecimento mundial por mostrar a morte de tal personagem...
Com base nos teus princípios éticos e morais, responde sinceramente:

Tiravas a foto a cores ou a preto e branco?

25/01/10

Black Eyed Peas - Meet Me Halfway


mesadas célebres

A filha mais velha de Madonna, Lourdes Maria, recebe semanalmente 11 mil dólares (cerca de 7800 euros) para os seus gastos pessoais.

No total, aos 13 anos, a filha da cantora norte-americana embolsa uma mesada de 31 mil euros para que possa comprar tudo o que quer sem olhar a gastos.

Segundo um jornal italiano, responsável pelos cálculos das mesadas dos filhos menores das celebridades, Lourdes Maria é a que tem a mesada maior.

O ranking inclui ainda Maddox, o filho mais velho de Angelina Jolie e Brad Pitt, que recebe cinco mil dólares (3 500 euros) por semana; Patricia e Walter, os gémeos de Julia Roberts que embolsam, a dividir pelos dois, oito mil dólares (quase 5 700 euros), e Suri, a filha de Tom Cruise e Katie Holmes, que, com apenas três anos, dispõe já de mil euros por semana para os seus caprichos.

ALICIA KEYS Doesn't Mean Anything


FILHA

A filha entra no escritório do pai, com o marido a tiracolo e indaga sem rodeios:
- Papai, por que você não coloca meu marido no lugar do seu sócio que acaba de falecer?
O pai responde de pronto:
- Conversa com o pessoal da funerária. Por mim, tudo bem.

VELHINHAS

Duas velhinhas bem velhinhas estão jogando sua canastra semanal.
Uma delas olha para a outra e diz:
- Por favor, não me leve a mal. Nós somos amigas há tanto tempo e agora eu não consigo me lembrar do seu nome, veja só a minha cabeça. Qual é o seu nome, querida?
A outra olha fixamente para amiga, por uns dois minutos, coça a testa e diz:
- Você precisa dessa informação para quando?

VELHINHOS

Dois velhinhos conversam num asilo:
- Macedo, eu tenho 83 anos e estou cheio de dores e problemas.
Você deve ter mais ou menos a minha idade. Como é que você se sente?
- Como um recém-nascido.
- Como um recém-nascido?!
- É. Sem cabelo, sem dentes e acho que acabei de mijar nas calças.

POLONÊS

Um imigrante polonês está fazendo exame de vista para obter carteira de motorista em Nova Iorque.
O examinador lhe mostra um cartão com as seguintes letras:
C Z A J K O W S K I
O examinador pergunta:
- Você consegue ler isso?
E o polonês:
- Ler?! Eu conheço esse cara!!

CONFISSÃO

O condenado à morte esperava a hora da execução, quando chegou o padre:
- Meu filho, vim trazer a palavra de Deus para você.
- Perda de tempo, seu padre. Daqui a pouco vou falar com Ele, pessoalmente. Algum recado?

EMERGÊNCIA

Um eletricista vai até a UTI de um hospital, olha para os pacientes ligados a diversos tipos de aparelhos e diz-lhes:

- Respirem fundo: vou mudar o fusível.

DIVISÃO DE BENS

Dois amigos se encontram depois de muito anos.
- Casei, separei e já fizemos a partilha dos bens.
- E as crianças?
- O juiz decidiu que ficariam com aquele que mais bens recebeu.
- Então ficaram com a mãe?
- Não, ficaram com nosso advogado.

LÓGICA

O garoto apanhou da vizinha, e a mãe furiosa foi tomar satisfação:
- Por que a senhora bateu no meu filho?
- Ele foi mal-educado, e me chamou de gorda.
- E a senhora acha que vai emagrecer batendo nele?

Gripe A (H1N1) gestão da pandemia em causa

Gripe A (H1N1)

O especialista alemão Wodarg encara a gripe A (H1N1) como um dos maiores escândalos médicos do século. Na sua opinião o alarme era escusado o e custou muito dinheiro aos governos - só na Europa, foram gastos 5 mil milhões de euros com as vacinas, nota, acrescentando que este investimento resultou da pressão da indústria farmacêutica. Wodarg critica o alarme desnecessário, lançado pela OMS, considerando que se ficar provado que houve manipulação é preciso tirar as devidas lições.

O responsável, que é médico especialista em epidemiologia, afirma que “as pessoas perderam a confiança na OMS” e as que decidiram não se vacinar “foram mais inteligentes do que os governos”. O especialista alemão diz que não há necessidade de vacinar crianças e grávidas, devendo tratar-se este vírus como sendo o de uma gripe normal. mais...

Público, 25 Janeiro 2010

DEVERES DOS DOENTES

 
  1. O doente tem o dever de zelar pelo seu estado de saúde. Isto significa que deve procurar garantir o mais completo restabelecimento e também participar na promoção da própria saúde e da comunidade em que vive;
  2. O doente tem o dever de fornecer aos profissionais de saúde todas as informações necessárias para obtenção de um correcto diagnóstico e adequado tratamento;
  3. O doente tem o dever de respeitar os direitos dos outros doentes;
  4. O doente tem o dever de colaborar com os profissionais de saúde, respeitando as indicações que lhe são recomendadas e, por si, livremente aceites;
  5. O doente tem o dever de respeitar as regras de funcionamento dos serviços de saúde;
  6. O doente tem o dever de utilizar os serviços de saúde de forma apropriada e de colaborar activamente na redução de gastos desnecessários.

E agora sr. engº?

Na sequência de alterações legislativas, e como resultado das políticas de destruição do serviços públicos, grande parte dos funcionários abandonou funções. Já na sequência dessas alterações surge, então, a criação de equipas de trabalho.
E onde estão os elementos para criar essas equipas?



Agora como vai o sr. eng.º resolver este problema? Assim?

Entregas de mão beijada...

Qual a solução encontrada para o problema dos 14 mil utentes sem médico de família?

Fácil: contrata-se um empresa, disponibilizam-se os edifícios e os equipamentos do Estado e entregam-se os utentes à gestão dos privados! Ganha o utente? Não! Ganha o Estado? Não!

Mas que alguém lucra (e muito)... isso sim!

22/01/10

dívidas e penhoras da Junta de Freguesia


As penhoras já chegaram às autarquias. A Junta de Freguesia de Fajões, em Oliveira de Azeméis, tem as verbas penhoradas porque não pagou obras que deveria ter pago em 2005. O actual presidente diz que não tem nada a ver com o caso, o antigo também e a terra é que paga.

factura de água


Quanto é que uma casa pode gastar em água? Depende. Do tamanho da casa, do número de pessoas, do tipo de utilização da água, se a casa tem ou não piscina. Agora, para justificar uma factura de 3 mil euros é preciso muita água. Muita água mesmo.

critérios de sinalização

Nós por cá já sabemos que a sinalização nem sempre é a mais adequada mas no caso seguinte é no mínimo contraditória.

Quem paga taxas no SNS?

Por este andar qualquer dia só os... próprios trabalhadores da saúde!

21/01/10

ASSALTO NO ALENTEJO

Dois alentejanos assaltaram um banco, fugiram de carro e, quando se julgaram a salvo, pararam numa estrada secundária a descansar. Diz um:

- Atão, aproveitamos para contar o dinhêro?

Responde o outro:

- 'NAN VALE A PENA ESSA TRABALHêRA, LOGO NO TELEJORNAL DIZEM QUANTO é!

cirurgia no privado

Recuemos vinte anos para conhecer Maria (nome fictício) mãe de duas crianças de 3 e 1,5 anos.

Como as consultas hospitalares para Otorrino demoram vários meses e preocupada com as consequências de sucessivas otites nos seus filhos doentes, marca consultas num especialista privado. Na consulta o médico informa-a que a situação de saúde das crianças é de tal modo grave que não podem esperar pela idade mínima de três anos e meio para a cirurgia que necessitam com a máxima urgência.

A receber o ordenado mínimo a progenitora não consegue pagar as cirurgias no valor de 4.500€ e o seu desespero levou com que o seu médico conseguisse as consultas hospitalares com urgência. Aqui o especialista em otorrino do Serviço Nacional de Saúde tomou conhecimento da situação e depois de observar as crianças provou-lhe, pelos exames efectuados, que não deviam ser operadas porque simplesmente... não precisavam dessa cirurgia!

Chocante o sofrimento causado desnecessáriamente a esta e tantas outras famílias?

Vinte anos depois, este continua a ser o drama diário de inúmeras familias. Com a diferença de que, hoje, existe o SIGIC... 

Continuarão os médicos privados a induzir os cidadão a operações de custos elevadíssimos quando no SNS são gratuitas para o utente?

A resposta é sim.

Reclamação próteses dentárias

literalmente "de boca aberta".

A chave do problema

Proprietário de automóvel não consegue fazer cópia da chave do carro

Ficar sem a chave do carro pode acontecer. Ou porque nos esquecemos dela ou porque a perdemos. Mas neste caso ficar sem chave é um risco que pode não ter solução.

Fuga às Taxas Moderadoras

Uma utente utiliza o Eagenda e marca a sua consulta para um horário além do horário do administrativo.
Chegada a hora senta-se numa sala de espera à espera de ser chamada pelo seu médico de família para efectivação da consulta. Mas, de acordo com o programa informático o médico chama pelos doentes depois das consultas confirmadas pelo administrativo na presença do utente.

E  essa confirmação dá origem, na eventualidade do utente não ser isento, à emissão do recibo...


...

Contas à vida

Com uma reforma de €300 um utente candidatou-se ao Complemento Solidário ao Idoso (CSI) pelo qual ficou a receber uma mensalidade acrescida de €150.
Se com os rendimentos anuais inferiores a 14 vezes o Salário Mínimo Nacional o utente do SNS já beneficiava do Regime Especial de Comparticipação (R) passou a beneficiar, também, dos genéricos gratuitos, dos cheques-dentista e dos Benefícios Adicionais de Saúde(BAS) que lhe comparticipam 50% do valor de aquisição desses medicamentos, €100 na aquisição de óculos e €250 na aquisição de próteses dentárias.

Mas preservar o R depende de declaração dos rendimentos auferidos no ano anterior. E a contabilização anual desses valores inclui (14 x reforma mensal )+ (12 x o CSI mensal) + (outros)...

Assim, no exemplo dado, basta o utente receber, num ano, uma comparticipação BAS superior a €300 para perder o direito ao R e consecutivamente... ao CSI, aos cheques-dentista, aos genéricos gratuitos e aos BAS!

Sendo as declarações do CSI emitidas com a validade inicial de dois anos, como manter o CSI se acabou de perder direito ao R?

Reclamações adaptadas às novas tecnologias

Conhecedora da possibilidade de marcação de consultas e da prescrição de receituário para doentes crónicos, pelo Eagenda, uma utente, deveras aborrecida, dirigi-se aos serviços para reclamar do facto de "ter de se deslocar para levantar a receita no centro de saúde" exigindo a possibilidade de impressão da mesma na sua residência.

E o que dizer da reclamante com 65 anos?

20/01/10

Quem disse?

- "não quero estar aqui a numerar nomes"

José Peseiro

Quem disse?

- "Eu DISCONCORDO com o que você disse"

Derlei

Quem disse?

- Quando se leva um pontapé nas canelas ...dói mas não aleija.

Ricardo do Sporting

Quem disse?

- "Nós somos humanos como as pessoas "

Nuno Gomes

Quem disse?

- Nem que eu tivesse dois pulmões eu alcançava essa bola.

Roger ex-jogador do Benfica

Quem disse?

- o processo de NEUTRALIZAÇÃO do jogador pertence ao FORNO interno do clube.


Jorge Jesus

Quem disse?

- "...Vamos jogar ao ataque, fechadinhos lá atrás..."
- "Jogar à defesa pode ser uma faca de dois legumes"
- "Querem fazer do Boavista um BODE RESPIRATÓRIO"


Jaime Pacheco

Quem disse?

- "Nestes jogos, sobe-me a NAFTALINA!..."
- " Clássico é clássico, e VICE-VERSA..."
- "O difícil, como vocês sabem, não é fácil"


Jardel

Quem disse?

- "Comigo, ou 'sem-migo', o Porto vai ser campeão!"
- Sim, estamos felizes porque estamos contentes
- "Não foi nada de especial, chutei com o pé que estava mais a mão!"
- "O meu coração só tem uma côr: azul e branco."
- "O meu clube estava a' beira do precipício, mas tomou a decisão correcta: Deu um passo em frente...."


João Pinto ex-defesa do F.C.Porto

Quem disse?

- Juskowiak a vantagem de ter duas pernas!
- É um estádio bonito, moderno, arejado..."
- "A selecção não jogou nem bem nem mal, antes pelo contrario..."
- "Reparem como os jogadores do Bayern movimentam-se descrevendo figuras geométricas....O futebol é uma arte plástica.... "
- "Existem muitos jogadores alemães a jogarem no campeonato germânico"
- "Kenneth Anderson, 1 metro e 93 de golo..."
- Joao Pinto vai centrar para o meio da confusão... mas não está lá ninguém!
- Remate rasteiro a meia altura por cima da barra!!!
- E o jogador foi atingido por um objecto lançado provavelmente por algum telespectador.
- "...neste estádio OUVE-SE UM SILÊNCIO ENSURDECEDOR..."
- Fica na retina um cheiro de bom Futebol»
- "Giggs, um jogador que remata bem do meio-campo para a frente"
- "E aí está uma enorme cavalgada de Thuram... este homem é um leão"



Gabriel Alves

Tragam este fulano para Portugal...

Joe Arpaio é o xerife do Condado de Maricopa no Arizona já há bastante tempo e continua sendo reeleito acada nova eleição.
Ele criou a 'cadeia-acampamento', que são várias tendas de lona, cercadas por arame farpado e vigiado por guardas como numa prisão normal. Baixou os custos da refeição para 40centavos de dólar que os presos, inclusive, têm de pagar..Proibiu fumar, não permite a circulação de revistas pornográficas dentro da prisão e nem permite que os presos pratiquem halterofilismo.
Começou a montar equipas de presos que, acorrentados uns aos outros, (chain gangs), são levados à cidade para prestarem serviços para a comunidade e trabalhar nos projetos do condado. Para não ser processado por discriminação racial, começou a montar equipas de presas também, nos mesmos moldes das equipas de presos.
Cortou a TV a cabo dos presos, mas quando soube que TV a cabo nas prisões era uma determinação judicial, voltou a ligar, mas só entra canal do Tempo e da Disney. Quando perguntado por que o canal do tempo, respondeu que era para os presos saberem que temperatura vão enfrentar durante o dia quando estiverem prestando serviço na comunidade, trabalhando nas estradas,construções, etc.
Em 1994, cortou o café, alegando que além do baixo valor nutritivo, estava protegendo os próprios presos e os guardas que já haviam sido atacados com café quente por outros presos, sem falar na economia aos cofres públicos de quase US$ 100,000.00/ano. Quando os presos reclamaram, ele respondeu:- Isto aqui não é hotel 5 estrelas e se vocês não gostam, comportem-se como homens e não voltem mais.
Distribuiu uma série de vídeos religiosos aos prisioneiros e não permite quaisquer outros tipos de vídeo na prisão. Perguntado se não teria alguns vídeos com o programado partido democrata para distribuir aos presos, respondeu que nem se tivesse, pois provavelmente essa era a causa da maioria dos presos ali estarem. Com a temperatura batendo recordes a cada semana, uma agência de notícias publicou:
"Com a temperatura atingindo 116º F (47º C), em Phoenix no Arizona, mais de 2000 presos na prisão acampamento de Maricopa tiveram permissão de tirar o uniforme da prisão e ficar só de calções (cor-de-rosa), que os presos recebem do governo."
Na última quarta feira, centenas depresos estavam recolhidos às barracas, onde a temperatura chegou a atingir a marca de 138º F (60ºC). Muitos com toalhas cor de rosa enroladas no pescoço estavam completamente encharcados de suor. Parece que agente está dentro de um forno, disse James Zanzot que cumpriu pena nessas tendas por um ano.
Joe Arpaio, o xerife durão que inventou aprisão-acampamento, faz com que os presos usem uniformes cor-de-rosa e não faz questão alguma deparecer simpático. Diz ele aos presos:
"- Os nossos soldados estão no Iraque onde atemperatura atinge 120° F (50° C), vivem em tendas iguais a vocês, e ainda tem de usar fardamento, botinas, carregar todo o equipamento de soldado e, além de tudo, não cometeram crime algum como vocês, portanto calem a boca e parem de reclamar".

Sonhei que traziam o fulano para Portugal...
 

fábrica de desempregados

Paulo Portas: Política do Governo  'é uma fábrica de desempregados' Paulo Portas diz que a política do Governo "é uma fábrica de desempregados". Na interpelação do CDS-PP ao Governo, o líder do partido lembrou a promessa do executivo de criar 150 mil novos postos de trabalho e sublinhou que são as empresas que criam empregos no país.

A ministra do Trabalho, Helena André, respondeu a Paulo Portas dizendo que os portugueses podem contar com o Governo para ajudar a manter empregos viáveis.

Entra amanhã em vigor a iniciativa "Emprego 2010" - 17 medidas aprovadas pelo executivo para garantir a manutenção e promover a criação de emprego. A resolução do Conselho de Ministros foi hoje publicada em Diário da República.

O programa deste ano tem algumas novidades como o pagamento de bolsas de estágio a desempregados não subsidiados e o pagamento de 2500 euros de apoio directo à contratação sem termo de desempregados inscritos nos centros de emprego há mais de seis meses.

dirigentes da Função Pública

Estado vai poder recrutar dirigentes mais caros. Chefias intermédias vão poder auferir salários do privado. Actuais dirigentes mantêm progressão automática.

O Estado vai passar a ter mais margem para recrutar dirigentes intermédios ao sector privado. Isto porque os profissionais sem vínculo à administração pública vão passar a poder optar por manter o vencimento que recebiam.

Num documento enviado aos sindicatos, a que o DN teve acesso, o Governo elimina a norma que proibia os titulares de cargos de direcção intermédia de optarem pelo vencimento ou retribuição base do seu cargo de origem.

Os dirigentes intermédios - como directores de serviço ou chefes de divisão - passam, assim, a poder escolher se mantêm o vencimento que tinham, tal como hoje já acontece com os dirigentes superiores.O salário não pode, em todo o caso, exceder o do primeiro-ministro (7412 euros por mês).

"Se para o exercício de uma qualquer função, eventualmente até correspondente a uma carreira geral, se admite a opção pela remuneração de origem, por maioria de razão se deve admitir que, para o exercício de funções mais exigentes, se preveja a opção pela remuneração de origem", justifica o Ministério das Finanças, em resposta às questões do DN.

O Governo admite que a alteração possa vir a criar novas disparidades nas remunerações dos 5100 dirigentes intermédios, mas sublinha que as diferenças já existem.

Fonte oficial acrescentou ao DN que o recrutamento de trabalhadores dirigentes não vinculados à administração pública é "excepcional", só podendo suceder "quando se esgote a possibilidade de ocupar os cargos com trabalhadores vinculados" e mediante autorização expressa do ministro das Finanças.

Avaliação só a futuros dirigentes

Os dirigentes vão poder avançar na posição remuneratória da carreira de origem de forma automática até que cesse a sua actual comissão de serviço.

No documento ontem enviado aos sindicatos, o Governo concretiza a intenção de eliminar a norma que garante progressões automáticas aos dirigentes, independentemente da avaliação.

A revogação só se aplica, contudo, às futuras comissões de serviço. Os que hoje exercem funções de dirigentes continuarão a ter o direito a subir na posição remuneratória da carreira de origem, findo o período de três anos. Este regime excepcional - mais vantajoso do que o da generalidade dos funcionários públicos - só cai quando renovada a comissão de serviço.

Para a carreira de origem passará a contar a avaliação curricular, segundo critérios que ainda estão em discussão. Na última versão entregue aos sindicatos, é reduzido o peso do exercício de cargos dirigentes (ponderação de 15% a 20%, idêntica à das habilitações académicas e profissionais). A experiência profissional e a valorização curricular passam a valer 60 a 65%.

Os trabalhadores avaliados por ponderação curricular passarão a ter que dividir as quotas com os dirigentes. "A ponderação curricular [dos dirigentes] está sujeita à aplicação das quotas gerais SIADAP ao universo de avaliados no serviço de origem", esclarece ao DN o Governo. Uma opção criticada pela FESAP. "É penalizar a generalidade dos trabalhadores por uma norma avulsa", critica José Abraão.

DN Bolsa, 19 Janeiro 2010

19/01/10

cirurgia no privado

A exemplo de centenas de utentes um cidadão pretende o reembolso do SNS na seguinte situação:

A mãe foi operada às cataratas. Não correu bem. Consultou um especialista privado que a operou de urgência depois de a informar que corria risco de cegar. Com o custo da operação no valor de 9.000€ o filho questiona o valor do reembolso.

Mas não está prevista qualquer comparticipação pelo SNS. A situação é considerada como iniciativa privada por opção do utente. Deveria ter sido integrada no SIGIC onde a cirurgia é realizada de acordo com o grau de urgência na situação clínica do doente.

inscritos para cirurgia (SIGIC)

O Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC) foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 79/2004, de 24 de Junho, na sequência dos programas especiais de combate às listas de espera para cirurgia.

Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia
I
Objectivos


1 — O Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC) propõe-se alcançar os seguintes objectivos:

a) Identificar prioridades e garantir um tempo médio e máximo de espera para a realização de qualquer cirurgia no Serviço Nacional de Saúde (SNS), optimizando assim a capacidade instalada;

b) Envolver o utente de uma forma activa no processo de formalização do consentimento para a realização da cirurgia, cujos procedimentos deverão ser objecto de larga divulgação junto daqueles;

c) Introduzir maior controlo e transparência no processo de inscrição, pela emissão de um certificado de inscrição, datado, a emitir pelo hospital depois de assinada pelo utente a respectiva nota de consentimento;

d) Garantir ao utente a realização da cirurgia num prazo adequado à sua situação clínica, podendo recorrer à emissão do vale-cirurgia, documento que pode ser utilizado por qualquer utente como meio de pagamento de uma cirurgia junto de uma entidade convencionada.

dificuldade para dormir


18/01/10

Apoios governamentais



O Governo anunciou recentemente um plano de incentivo ao emprego de 500 milhões de euros. Na altura, o Governo não disse que, no ano passado, o investimento foi de 580 milhões de euros. E, só aqui, no que diz respeito ao emprego, o país já ficou a perder 80 milhões de euros e, se se fizerem as contas aos subsídios de desemprego, os portugueses têm vindo a perder todos os anos.

Nas Finanças breve é quanto tempo exactamente?

Não sendo o único neste "maravilhoso" país a reclamar pela cobrança dum cartão que não me foi facultado recebo, um ano e oito meses depois do pedido do cartão, nova informação das Finanças:

"Em referência à sua reclamação contra o facto de ainda não ter recebido o cartão de contribuinte solicitado em Abril 2008 e pelo qual pagou os emolumentos devidos no valor de 9,60€ a informação que lhe foi prestada no momento estava correcta já que o período que mediava entre o pedido de cartão e sua emissão era em média de 8 dias.
Contudo e porque naquele momento houve ruptura de stock de cartões, foi decidido superiormente a elaboração e aprovação de novo modelo de cartão de contribuinte.
Se o processo de elaboração foi rápido já o mesmo não acontece com a assinatura da Portaria que aprovará o novo cartão, apesar das mais diversas insistências."

E para finalizar...

"Neste momento existe a indicação que será assinada em breve."

17/01/10

O século XXI nos serviços públicos

A sociedade até poderia estar enquadrada no século mas, por aqui, transmite-se a ideia de que os serviços (e o dinheiro) do Estado são dos "velhos" funcionários que por cá andam. E isso é (muito) poderoso!

Esta semana um funcionário dizia, para todos os colegas: - "Enviem os documentos x com a maior urgência. Mesmo que eu não tenha o dinheiro para pagar..."

Já outro enquanto se queixava de irregularidades afirmava: "- eu até podia pagar se eles..."

E puxa-o para perto de mim de modo a mostrar-me a importância que (supostamente) dá à sua sabedoria. Não resisti e corrigi: - Oh "colega", essa possibilidade nunca se coloca porque os subsistemas estão excluídos da comparticipação pelo SNS.


Ia-me comendo com os olhos...

Consul do Haiti no Brasil


16/01/10

Cinto de segurança


Eagenda - procedimentos administrativos

As consultas marcadas via eAgenda não necessitam de intervenção manual.

Após a marcação da consulta automaticamente pelo eAgenda, qualquer intervenção administrativa (desmarcação, remarcação, etc) é idêntica ao processo usado actualmente para as consultas marcadas via outros canais.

Como funciona a marcação do eAgenda?

  • utente autentica-se no Portal da Saúde e selecciona o tipo de consulta pretendida,
  • O eAgenda mostra ao utente o horário e as vagas disponíveis do tipo de consulta pretendido
  • utente selecciona o horário pretendido e efectua a marcação
  • eAgenda regista a marcação na Unidade de Saúde e informa o utente via email e SMS

número de Cheques Dentista a atribuir (CSI)

Artigo 7.º
Cheques -dentista

1 — São atribuídos cheques -dentista aos utentes beneficiários definidos no artigo 2.º desta portaria.
2 — A execução dos tratamentos em grávidas seguidas no SNS pode ser realizada até 60 dias após o parto.
3 — O valor dos cheques -dentista, bem como o número de cheques -dentista a atribuir a cada grupo de utentes beneficiários, são definidos por despacho do Ministro da Saúde.

Consultas de medicina dentária

7 — Os idosos podem receber até dois cheques - dentista por ano, destinados a consultas e tratamentos.
8 — O somatório dos cheques -dentista atribuídos aos idosos não pode ultrapassar os 80 euros anuais.
9 — Os utentes podem escolher qualquer prestador, desde que constante da lista de médicos aderentes da respectiva região de saúde.

Mais aqui!

Categoria, Grau e Nível

Categoria é Grau e Nível.

Para questões de vencimento, categoria é Grau, Nível e Escalão.

  • Promoção é subida de Grau.
  • Mudança de Nível é subida de Nível.
  • Progressão é subida de Escalão.

fotocópias nos CTT

Nós por vezes, dada a louca correria em que vivemos o nosso dia a dia, nem nos apercebemos do nível (ou da falta dele) a que este país chegou, a falta de ética e de consciência afecta não só as pessoas mas também as empresas públicas, semi-públicas e privadas, à dias passou-se comigo uma situação em que fiquei de boca aberta, de tal forma que nem reclamei.... eis o que se passou:

Fui aos CTT enviar um Vale Postal para pagamento de uma factura atrasada de gás, solicitei o impresso, preenchi e paguei a respectiva importância acrescida de 1,63 € para o impresso, de referir que o impresso seria +/- do tamanho de 1/4 de uma folha A4, após pagar, foi-me entregue 1 pequenissimo talão comprovativo do pagamento, ora como eu tinha que enviar o comprovativo por fax do envio daquele vale postal, este talão de pouco ou nada me servia e então solicitei à funcionária se não me podia entregar algo mais como por exemplo uma fotocópia do Vale Postal, ao que ela respondeu que se eu quisesse uma fotocópia me custaria 4 €!

Uma simples fotocópia..... de um documento.... que eu já tinha PAGO, que, para todos os efeitos era meu... A desculpa da funcionária é de que e passo a citar "trata-se de um documento oficial... daí ser o preço de 4 euros pela fotocópia...."é incompreensível, uma vergonha, uma roubalheira descarada, amigos, é indescritível.... para onde caminhamos?

já sabem, nunca peçam fotocópias nos CTT.....

Procedimento concursal - caso real!

Na TEORIA, os procedimentos concursais para Contratos por Tempo Indeterminado devem dar privilégio: 1º a pessoas em situação de mobilidade; 2º pessoas já com contrato por tempo indeterminado noutro órgão; 3º pessoas com contrato por tempo determinado e só por último as pessoas sem vínculo à função pública. Assim, bastava não haver pessoas com o meu curso nos excedentários, para eu com apenas 9,5 ficar com o lugar! (caso não houvessem mais pessoas com o contrato por tempo indeterminado, aí ficaria o que tivesse melhor nota).

Ora como todos sabemos, quando abrem os concursos para um lugar efectivo nas Câmaras, normalmente é para efectivar pessoas que se encontram há vários anos em contratos a termo, tudo bem não tenho nada contra... e assim eu ao concorrer a esses concursos estava com dúvidas de como me iriam eliminar? Uma vez que na minha situação os candidatos não necessitam de fazer as provas escritas e psicológica, apenas a Avaliação Curricular e a Entrevista?? BASTANTE SIMPLES!!!!!! CHUMBARAM-ME LOGO NA AVALIAÇÃO CURRICULAR COM 7 VALORES!!!!!!!!! Sem possibilidade de ir à Entrevista, uma vez que não tive 10...........

Resumindo: tenho 14 anos de serviço (5 no privado e 9 na administração local); a licenciatura adequada à pedida; 2 Pós-graduações; para aí uns 20 Cursos de Formação Profissional e tenho 7 VALORES NA AVALIAÇÃO CURRICULAR??

Como vêem esta é a forma de afastar pessoas com contratos por tempo indeterminado dos concursos.

Então porque acabaram com as transferências??? Porque dizem que se deve dar prioridade aos funcionários com contrato por tempo indeterminado nos concursos?? Para quê??? Se se continua a colocar em 1º lugar quem se quer? Até porque acho bem que pessoas com contratos a termo tenham tb a possibilidade de virem a ter um contrato por tempo indeterminado!!!!!

Em resumo, o pessoal com contratos a termo que pretendam concorrer a concursos de lugares para tempo indeterminado não tenham receio, pois é muito fácil eliminar pessoas com anos e anos de serviço.

De momento quer estiver efectivo numa Câmara e pretender mudar é IMPOSSÍVEL. Apenas poderá ir para outra Câmara por mobilidade interna por 1 ano e depois regressa à base.

Esta é uma situação injusta para todos... UM ESCÂNDALO!


Instantâneos


Guaicaípuro Guatemoc

A Conferência dos Chefes de Estado da União Europeia, Mercosul e Caribe, em Madrid, viveu um momento revelador e surpreendente: os Chefes de Estado europeus ouviram perplexos e calados um discurso irónico, cáustico e historicamente exacto. Eis o discurso:

"Aqui estou eu, descendente dos que povoaram a América há 40 mil anos, para encontrar os que a "descobriram" há 500... O irmão europeu da alfândega pediu-me um papel escrito, um visto, para poder descobrir os que me descobriram. O irmão financeiro europeu pede ao meu país o pagamento, com juros, de uma dívida contraída por Judas, a quem nunca autorizei que me vendesse. Outro irmão europeu explica-me que toda a dívida se paga com juros, mesmo que para isso sejam vendidos seres humanos e países inteiros, sem lhes pedir consentimento. Eu também posso reclamar pagamento e juros. Consta no "Arquivo da Companhia das Índias Ocidentais" que, somente entre os anos de 1503 a 1660, chegaram a São Lucas de Barrameda 185 mil quilos de ouro e 16 milhões de quilos de prata provenientes da América.
· Teria aquilo sido um saque? Não acredito, porque seria pensar que os irmãos cristãos faltaram ao sétimo mandamento!
· Teria sido espoliação? Guarda-me Tanatzin de me convencer que os europeus, como Caim, matam e negam o sangue do irmão.
· Teria sido genocídio? Isso seria dar crédito aos caluniadores, como Bartolomeu de Las Casas ou Arturo Uslar Pietri, que afirmam que a arrancada do capitalismo e a actual civilização europeia se devem à inundação dos metais preciosos tirados das Américas.
· Não, esses 185 mil quilos de ouro e 16 milhões de quilos de prata foram o primeiro de tantos empréstimos amigáveis da América destinados ao desenvolvimento da Europa. O contrário disso seria presumir a existência de crimes de guerra, o que daria direito a exigir não apenas a devolução, mas uma indemnização por perdas e danos.
· Prefiro pensar na hipótese menos ofensiva. Tão fabulosa exportação de capitais não foi mais do que o início de um plano "MARSHALL MONTEZUMA", para garantir a reconstrução da Europa arruinada por suas deploráveis guerras contra os muçulmanos, criadores da álgebra e de outras conquistas da civilização.

Para celebrar o quinto centenário desse empréstimo, podemos perguntar: Os irmãos europeus fizeram uso racional responsável ou pelo menos produtivo desses fundos?
· Não. No aspecto estratégico, delapidaram-nos nas batalhas de Lepanto, em navios invencíveis, em terceiros reichs e várias outras formas de extermínio mútuo. No aspecto financeiro, foram incapazes - depois de uma moratória de 500 anos - tanto de amortizar capital e juros, como de se tornarem independentes das rendas líquidas, das matérias-primas e da energia barata que lhes exporta e provê todo o Terceiro Mundo.

Este quadro corrobora a afirmação de Milton Friedman, segundo a qual uma economia subsidiada jamais pode funcionar, o que nos obriga a reclamar-lhes, para seu próprio bem, o pagamento do capital e dos juros que, tão generosamente, temos demorado todos estes séculos para cobrar. Ao dizer isto, esclarecemos que não nos rebaixaremos a cobrar de nossos irmãos europeus, as mesmas vis e sanguinárias taxas de 20% e até 30% de juros ao ano que os irmãos europeus cobram dos povos do Terceiro Mundo.
Limitar-nos-emos a exigir a devolução dos metais preciosos, acrescida de um módico juro de 10%, acumulado apenas durante os últimos 300 anos, concedendo-lhes 200 anos de bónus. Feitas as contas a partir desta base e aplicando a fórmula europeia de juros compostos, concluimos, e disso informamos os nossos descobridores, que nos devem não os 185 mil quilos de ouro e 16 milhões de quilos de prata, mas aqueles valores elevados à potência de 300, número para cuja expressão total será necessário expandir o planeta Terra. Muito peso em ouro e prata... quanto pesariam se calculados em sangue?

· Admitir que a Europa, em meio milénio, não conseguiu gerar riquezas suficientes para estes módicos juros, seria admitir o seu absoluto fracasso financeiro e a demência e irracionalidade dos conceitos capitalistas.

· Tais questões metafísicas, desde já, não nos inquietam a nós, índios da América. Porém, exigimos a assinatura de uma carta de intenções que enquadre os povos devedores do Velho Continente na obrigação do pagamento da dívida, sob pena de privatização ou conversão da Europa, de forma tal, que seja possível um processo de entrega de terras, como primeira prestação de dívida histórica..."

Quando terminou seu discurso diante dos chefes de Estado da Comunidade Européia, Guaicaípuro Guatemoc não sabia que expos uma tese de Direito Internacional para determinar a verdadeira Dívida Externa.



Raciocínio simplex

1. Deixem que todos os homens que queiram casar com homens, o façam...
2. Deixem que todas as mulheres que queiram casar com mulheres, o façam...
3. Deixem que todos os que queiram abortar, abortem sem limitações...
4. Em duas gerações, deixarão de existir socialistas...

Chamem a polícia

PSP não paga arranjo a carro estragado... pela própria polícia!



Se lhe baterem no carro e até deixarem um papel a avisar é de esperar que o pagamento do arranjo aconteça sem problemas. E que não seja necessário recorrer à intervenção da polícia. Certo? Errado!

Negligência médica

Tribunal considerou culpadas médicas que aspiraram feto por engano mas... absolveu-as!

O Tribunal de Bragança considerou provado o comportamento negligente de duas médicas obstetras, mas absolveu-as porque a queixa apresentada por uma paciente prescreveu. As profissionais aspiraram o feto de uma grávida que julgavam ter uma falsa gravidez. O alegado erro de diagnóstico resultou na morte de um feto de 14 semanas.

Taxa audiovisual

Paga e não reclama!

A taxa audiovisual, paga por todos nós na factura de EDP, serve para financiar o serviço público de radiodifusão e televisão. O mesmo é dizer que a EDP cobra, mas o dinheiro segue para a RTP e para a RDP, através do orçamento de Estado. O que talvez nem todos tenham ainda reparado é que a cobrança desta taxa é feita a todos consumidores, quer sejam ou não consumidores.

Como funcionam as suspensões dos carros

Amortecedores

A não ser que haja um dispositivo de amortecimento, a mola de um carro aumentará e dissipará a energia absorvida em um impacto de maneira descontrolada. A mola continuará oscilando na sua freqüência natural até que toda a energia originalmente aplicada a ela seja dissipada. Uma suspensão constituída apenas de molas tornaria o rodar bem balançante e, dependendo do terreno, seria impossível controlar o carro.
Para isso existe o amortecedor, um dispositivo que controla o deslocamento indesejado da mola através de um processo conhecido como amortecimento. Os amortecedores reduzem a magnitude dos deslocamentos oscilatórios. Isso ocorre quando o equipamento transforma a energia cinética do movimento da suspensão em calor, energia essa que é dissipada através do fluido hidráulico. Para entender como isso funciona, é melhor olharmos o amortecedor por dentro e conhecermos sua estrutura e função. Aqui!