28/08/09

Despesas dos hospitais acima do que é "aceitável"

O custos totais da actividade hospitalar estão a aumentar mais do que o aceitável em ano de inflação negativa. E ameaçam pôr em causa os ganhos de eficiência do Serviço Nacional de Saúde se a tendência se mantiver até ao fim do ano.

O aviso foi deixado ontem pelo secretário de Estado adjunto da Saúde aos administradores hospitalares do Norte. O encontro era para acompanhar a evolução da produção e fazer a análise económico-financeira dos hospitais da região. E levou à conclusão já ouvida por Francisco Ramos em reuniões semelhantes, em Lisboa e Vale do Tejo e no Centro. Os custos totais estão a crescer acima do previsto - 6,5% no primeiro semestre do ano, face ao mesmo período do ano passado.

"Parece-me que os aumentos de produção globais não justificam os aumentos de custos. Não há nenhuma boa justificação para isso", reagiu o secretário de Estado. Mais ainda "em ano de inflação negativa", em que "os preços desceram, com uma excepção: os salários".

JN, 28 Agosto 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.