20/08/09

Migrantes no SNS

Como responsável pela secção de Migrantes fui chamado por uma colega, aflita com um emigrante em França, que se apresentou para consulta sem o cartão europeu (CESD).
Expliquei-lhes que todos os benefícios a que os utentes possam ter direito são comprovados através de documentação, neste caso o CE. Tanto a colega como o utente "compreenderam" melhor após eu referir a responsabilidade do utente ao ter-se ausentado do país onde trabalha sem o requisitar. E depois da esposa mostrar o do ano passado fora da validade.
Deixei-o devidamente esclarecido e informado do montante a pagar pela consulta. Mas bastou eu virar as costas para tentar "enrolar" a colega que, apesar dos muitos anos de serviço, me chamou (em pânico) pelas duvidas por ele induzidas ao afirmar ter sido atendido em Espanha e no Algarve sem lho pedirem "dizendo que esse cartão já não era necessário".
Lá voltei novamente às explicações, desta vez com o apoio de outra emigrante presente na sala com a documentação adequada.
Por considerar a colega boa profissional, estranhei o efeito e a confusão gerada na sua cabeça quando surgiu um médico que se lembrou, também, de discordar da minha informação frente a uma sala repleta de utentes confusos. Citaram, como exemplo, os residentes no Reino Unido (outrora regulados por acordo) insistindo na semelhança da situação. Explico-lhes que não, que esses utentes desde 1 de Setembro de 2008 têm que apresentar o CE para acederem ao SNS em igualdade de circunstâncias dos cidadãos nacionais. Discordaram e vi-me obridado a ir procurar a Ordem de Serviço da DGS distribuída por todos os profissionais. A resposta que obtive foi a de que nunca a viram. Idêntica resposta obtive ao falar com o chefe que me respondeu  "isso não é bem assim..."
Não leram a informação mas sujeitaram os serviços ao ridículo. Tenho menos anos de serviço e considero grave o estado a que os profissionais de saúde chegaram, depois de tantos e conjuntos esforços para camuflarmos as fragilidades do SNS, resultantes da desastrosa reestruturação levada a cabo pelo actual governo.

Por quanto tempo mais se irá manter a lucidez nos, cada vez menos, profissionais que têm sobrevivido a esta política de destruição, (ops) perdão... reestruturação dos Serviços Públicos?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.