03/08/09

Prejuízos das empresas do Estado aumentaram em 2008

O sector empresarial do Estado, que conta com 89 empresas públicas, apresentou um prejuízo de mil milhões de euros em 2008, o que corresponde a um agravamento superior a 600 milhões de euros, face ao ano anterior. A Tap foi das empresas que mais contribuiu para o agravamento.
As contas das empresas públicas pioraram no ano passado devido sobretudo aos resultados da TAP e à desvalorização das participações financeiras da Parpública, em cerca de 50 por cento.

Durante a apresentação do relatório, o secretário de Estado do Tesouro e das Finanças explicou também que ocorreram circunstâncias especificas em 2008, desde logo o alargamento do universo do sector empresarial que passou a contar com os novos hospitais-empresas.
O Estado teve ainda de aumentar o esforço financeiro junto das empresas públicas não financeiras, que receberam 811 milhões de euros em 2008, o que corresponde a uma subida de 26 por cento face a 2007.
António Costa Pina justificou este aumento pelas compensações com os prejuízos que as empresas incorrem na prestação dos serviços públicos.
Já o resultado operacional do sector empresarial foi de 400 milhões de euros negativos.
Ainda assim, há uma nota positiva para a Carris que pela primeira vez na história da empresa teve um resultado operacional positivo acima dos dois milhões de euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.