Os cortes na Segurança Social vão penalizar sobretudo as famílias numerosas. Será assim já a partir de Agosto quando entrarem em vigor as novas regras de acesso às prestações sociais.
Isto porque, as novas regras alteram a fórmula para apurar o montante de uma prestação social. Se até agora um casal sem filhos que leve todos os meses 2.000 euros para casa vê a Segurança Social calcular o valor da prestação com base nesses mesmos 2.000 euros, a partir de Agosto o caso muda de figura.
Para apurar o montante da prestação, a Segurança Social vai passar a considerar que cada um dos elementos do casal ganha, por mês, 1.176 euros, segundo contas do «Jornal de Negócios».
São mais 17,6%, uma percentagem que cresce à medida que o número de filhos aumenta. No caso de um casal com três filhos, por exemplo, essa percentagem chega aos 56%.
Estas novas regras justificam-se com a uniformização dos critérios de acesso às prestações sociais, onde também passam a contar os rendimentos prediais, todo o tipo de pensões e até as bolsas de estudo.
Desta forma o Governo espera arrecadar cerca de 90 milhões de euros, já este ano, e 199 milhões de euros em 2011. Ler mais...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe a sua questão ou a sua opinião!
Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.