26/06/10

Os milhões dos gestores

Nove milhões para os gestores

O erário público gastou, em 2009, mais de nove milhões de euros nas remunerações e regalias pagas aos membros dos conselhos de administração da maioria dos hospitais de gestão empresarial (EPE), segundo dados fornecidos pelas próprias entidades à Direcção-Geral do Tesouro e Finanças.
Só a título de exemplo, a administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro gastou mais de 599 mil euros em 2009, divididos pelo presidente, directora clínica, enfermeiro-director e quatro vogais. Um dos vogais desse conselho de administração acumulou com o salário anual, de 67 mil euros,14 834 euros em horas extras.

Além do pagamento de remunerações, a verba engloba despesas de representação, telefones, combustível e compra de viaturas.

O presidente e os três vogais do conselho do Hospital de São João gastaram, no ano passado, mais de 15 mil euros na utilização de telefones. O salário mensal de um presidente do conselho de administração ronda os cerca de 5500 euros, sem contar com as despesas de representação, que podem ascender aos dois mil euros por mês. A remuneração dos vogais é ligeiramente mais baixa.

Os valores variam consoante a dimensão do centro hospitalar – que integra duas ou mais unidades de saúde – e a sua localização.

Muitas administrações renovaram a frota automóvel, com os administradores a gastarem entre 30 mil e 40 mil euros. Ler mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.