15/06/10

Creches e jardins-de-infância: poucos e caros

"Quem tem filhos, tem cadilhos..." O ditado é bem verdade, especialmente num país em que o nível de vida não é dos melhores e as creches e jardins-de-infância são poucos e caros.

Para os casais que não contam com uma boa estrutura de apoio familiar, onde por exemplo os avós não podem tomar conta dos mais pequenos quando é preciso, não há alternativa: têm mesmo de passar pelo calvário que é encontrar uma boa creche para os filhos, a preços que possam pagar.

Mensalidade pode chegar aos 300 euros por criança

Cerca de 40% das famílias que recorrem às creches dizem que este encargo é uma parcela importante no orçamento. Em média, os pais pagam, por cada criança, 150 euros por mês numa creche e 110 euros mensais num jardim-de-infância. Mas o custo chega a ultrapassar, em Lisboa, os 300 euros. Se a este valor acrescentarmos os custos extra que algumas famílias despendem com empregada doméstica, baby-sitter ou ATL, o peso económico torna-se mais expressivo.

Quem espera, desespera

Em 80% dos casos, os pais inscrevem os filhos antes de começarem a frequentar a instituição, em média, 5 meses antes e, por vezes, é necessário pagar uma mensalidade mesmo antes de a criança entrar. Mas é raro haver reembolso ou dedução das quantias pagas, que, em média, atinge 107 e 99 euros por mês, em creches e jardins-de-infância, respectivamente.

Quase 40 das famílias que não têm filhos nestas instituições revelam que a falta de vagas lhes retirou essa opção. E entre as que têm filhos em creches e jardins-de-infância privados, há muitos casos de famílias que tentaram inscrevê-los no público, mas sem sucesso. Apenas pouco mais de metade pensam que o processo de admissão é correcto.

Ler mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.