16/06/10

Tempos de espera para consultas

Tempos de espera para consultas acima do recomendado

O Observatório Português dos Sistemas de Saúde, que apresenta esta quarta-feira o relatório da Primavera, concluiu que, apesar da reestruturação dos serviços, os tempos de espera para consultas de Oftalmologia e Gastrenterologia, as duas especialidades mais procuradas, está acima do recomendado a nível internacional.
De acordo com a edição do Público, em Oftalmologia a média nacional de espera é de 160 dias, 93 dias acima do recomendado, com alguns prazos a ultrapassar quatro vezes aquilo que é definido por lei. Em Gastrenterologia, a média de espera está oito dias acima do recomendado, mas, no Algarve, por exemplo, há quem espere 584 dias por uma consulta desta especialidade num hospital público.

«Estes valores são preocupantes, porque ultrapassam os limiares que foram definidos», afirma um dos três coordenadores do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, Pedro Ferreira, admitindo que «são dias a mais». O relatório dá conta que, no terreno, as reformas têm um ritmo próprio e há falhas nos hospitais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.