10/06/10

O estado preocupante da saúde

em BENAVENTE

“A Direcção Regional de Saúde tem que tomar medidas urgentes porque temos a necessidade de responder a 6800 utentes sem médico de família, mais 1600 de Santo Estêvão que estão sem médico também devido a doença da médica que lá prestava serviço. A juntar a este cenário encontra-se o mau funcionamento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP).
As pessoas estão indignadas com o estado das coisas, e muitas vezes deslocam-se ao Centro de Saúde e, sobretudo os familiares dos doentes, acabam por ter palavras mais amargas para os funcionários e para os médicos. E sabemos que o contrário também acontece. E vai-se criando um mau ambiente que há que ser amenizado, sob pena até de qualquer dia termos médicos que vão para a baixa porque não aguentam a pressão. Mesmo os mais dedicados começam a estar próximos da doença quando não há condições de trabalho, quando há cada vez mais utentes sem médico de família que ocorrem ao SAP. Os médicos passam a querer sair procurando a tranquilidade noutro lado. E para eles é fácil arranjar outra colocação.

SAP atende urgências numa população de 50 mil pessoas

Para a reunião com a Ministra da Saúde, ficou claro, que terá que lhe ser transmitida a necessidade de haver contratação de médicos para os dois serviços: SAP e Centros de Saúde. Para 6800 utentes será necessário contratar 3 médicos para o Centro de Saúde e mais um reforço no SAP. “ Talvez com mais 3 médicos nos Centros de Saúde, o SAP possa funcionar só com um médico no turno do dia e outro no turno da noite, porque há um outro acompanhamento dos doentes e deixarão de existir as falsas urgências. Mas será no limite já que o SAP atende também os utentes de Salvaterra de Magos que lá se dirigem durante o dia e de noite, num conjunto de 50 mil pessoas. Não podemos ignorar isto e termos que sensibilizar a Ministra para estes números. “Se assim não for, as coisas têm tendência a chegar ao caos. Só no Porto Alto são 2800 pessoas a terem de se deslocar a Benavente ao SAP, onde muitas vezes não encontram médico. Sabemos das histórias recentes onde os utentes eram mandados para a porta dos Bombeiros para que estes os levassem para o Hospital de Vila Franca. E muitos, em desespero, foram pedir esse apoio aos Bombeiros. Isto é inadmissível”.
“Localização da Unidade Básica de Saúde em Coruche é uma irracionalidade”. Ler mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.