22/06/10

Portugal é o pior caso da Europa

Portugal é o pior exemplo da Europa no que diz respeito aos despedimentos que surgem na sequência de falências ou encerramentos de empresas. Esta opção mais radical tem sido predominante no país, desde meados de 2007. E piorou com o pico da crise. Mais de 54% das reduções de postos de trabalho acontecem por esses motivos, avança esta terça-feira o jornal «i».

Se na maioria dos outros países europeus imperam processos de reorganização que dão uma oportunidade para que as empresas se mantenham activas, por cá o cenário é bastante mais negro. E o balanço deste ano segue o pessimismo dos anteriores, segundo os dados do Centro Europeu para a Monitorização da Mudança (CEMM), que depende da instituição europeia Eurofound.

Contas feiras, desde Julho de 2007 foram suprimidos 8.576 postos de trabalho, dos quais 4.663 (os tais 54%) resultaram de falências. Na vizinha Espanha, os números são um pouco mais modestos (31%) e a Roménia é o país que passa com alguma distinção nesta área (4%).

«Fechar portas é a decisão mais fácil» Ler mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua questão ou a sua opinião!

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.